São Paulo – SP 4/5/2021 –

Com o isolamento social, consequência da pandemia causada pela COVID-19, a corrida tecnológica acelerou. Entre as tendências, estão os e-commerces

Junto da pandemia causada pela COVID-19, veio a necessidade do isolamento social. No dia 18 de março, o prefeito Bruno Covas determinou que somente os serviços essenciais poderiam atuar na cidade de São Paulo, maior metrópole do Brasil. Foi assim por mais de quinze dias. Entre idas e vindas, o cenário do país segue o mesmo até então. 

O movimento trouxe um reflexo negativo para o varejo. De acordo com dados disponibilizados pela CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mais de 75 mil lojas fecharam no ano de 2020. 

Ainda assim, mesmo com as portas fechadas para o público, muitas empresas viram no e-commerce a oportunidade que precisavam para contornar a crise. 

O crescimento do e-commerce

Em 2020 o e-commerce teve a maior alta das últimas duas décadas. De acordo com levantamento realizado pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, a expansão corresponde a 47%. A porcentagem representa 90,8 milhões de pedidos a mais do que no ano de 2019.

E foi possível acompanhar a evolução mês a mês: de acordo com dados disponibilizados pelo MCC-ENET, somente no mês de dezembro o crescimento foi de 53,83%, apresentando um faturamento 55,74% maior. 

Além disso, também foi notada mudança no comportamento do consumidor. Agora, a opção virtual é prioridade. Ainda citando dados do MCC-ENET, foi possível notar que entre os meses de outubro e dezembro de 2020, 18,04% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online, com ticket médio de R$ 427. 

Isso porque qualquer produto pode ser encontrado com apenas alguns cliques. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio IBGE, materiais de informática, móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados, perfumaria e até mesmo mercado são compras recorrentes. 

Experiência do e-commerce

Seja pessoalmente ou pela internet, o cliente exige qualidade no produto e também no atendimento. Por isso, as lojas devem oferecer uma experiência completa, mesmo que à distância. “Abrir um e-commerce é bem mais do que transformar um comércio físico em algo digital, é transformar e incluir digitalmente a empresa e seus clientes. O ambiente digital é diferenciado, porque a todo momento há uma evolução de tecnologias e funções para melhorar a experiência tanto dos empreendedores e seu time, quanto dos compradores, explica Mateus Toledo, CEO da MT Soluções.

Segundo o especialista, o mundo online permite maior conhecimento do público-alvo, pois os passos deste trazem dados de comportamento que o empreendedor pode usar a seu favor nas ações de marketing digital como; clube de vantagens, cashback, cupons de ofertas e campanhas customizadas e direcionadas ao consumidor.

“Vemos empresas buscando a inovação para conquistar os clientes por meio do digital. O atendimento personalizado, tomando o cuidado em ter uma escrita e escuta ativa é a aposta mais interessante. Oferecendo também, formas de um atendimento mais rápido, através de portal de ajuda ou chatbot. Isto ajuda o empreendedor gerando diversos dados que podem melhorar significativamente as inovações internas. Mas atenção, é preciso reunir dados corretos e estudá-los”, diz. Foi diante de tantos detalhes que a MT Soluções entendeu que era importante oferecer serviços integrados e de fácil manuseio a todos os clientes e futuros clientes. 

O hub de soluções para e-commerce apoia empreendedores em todo país, que inclui a criação de logos e identidade visual; divulgação, com marketing digital, criação de loja em si, com layouts, desenvolvimento do marketplace entre outros serviços que performem o online.

“O mundo digital apresenta inúmeras estratégias e formatos, mas utilizar todas elas não é a resposta ideal, o certo é conhecer seu mercado e qual a escolha assertiva para ele”, finaliza Mateus. 

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