São Paulo, SP 28/4/2021 – O administrador de produção colabora ao antecipar problemas que quebrem o processo de produção, corrigindo-os e apresentando soluções

O gestor de produção vai definir os programas de fabricação e a elabora planos na utilização eficaz dos equipamentos, matérias-primas e funções dos trabalhadores

A administração de produção de uma empresa consiste na gestão de ciclo que vai da estruturação dos processos de produção até as etapas finais com o cliente, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a produção industrial brasileira registrou alta de 1,2%, e tem se beneficiado cada vez mais do processo de gestão, com destaque para o aumento de 7,4% na produção de bens de capital.

A administração de produção compõe uma gama de assuntos muito amplos, que não podem ser vistos de forma isolada para não perder o significado de conjunto, informa Giovanni Tres, graduado no curso de administração de empresas com ênfase em comércio exterior pela Faculdade Riograndense – FARGS. “Ela possui atividades rotineiras, que acontecem a todo instante, em número e frequência muito maiores do que parecem, então o profissional da área precisa sempre estar atualizado”, alega Giovanni.  

“A Indústria é um dos setores mais importantes na engrenagem econômica mundial. Diante disto, o gestor de produção ganha destaque exercendo uma função fundamental para a área, a de desempenhar técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Assim, esse profissional vai sendo, cada vez mais, valorizado no mercado”, afirma o especialista, com cursos técnicos de Programação e Controle de Produção, PPAP – Production Part Approval Process nível 4 (Processo de Aprovação da Peça de Produção) e Empretec – Potencializar características Empreendedoras.

As empresas que visam produzir um serviço ou produto, diz Tres, precisam gerenciar e programar toda a produção. Ele lembra que administrar a produção em uma instituição não é uma tarefa simples, exige do gestor um amplo conhecimento de diferentes áreas e uma atuação diversificada nas melhorias nos processos, para proporcionar diminuição de custos e facilitar a produtividade com excelência.

“Este profissional passa por várias etapas dentro de uma cadeia de produção, buscando recursos para que se possa produzir mais em menos tempo sem perder qualidade. Para isto, é necessário que conheça todas as fases do processo de fabricação”, menciona o administrador de empresas, que é consultor de constituição de empresa e implantação de parque fabril para atender a empresa ThyssenKrupp (Plásticos Mundo) aplicando metodologia Kanban, Just in Time, além de auxiliar na Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2008, também tem forte atuação como gerente industrial na indústria de injeção de termoplásticos de engenharia.

De acordo com o SEBRAE, um profissional de produção garante à empresa a obtenção de níveis satisfatórios de qualidade, aumento da lucratividade e diminuição dos custos do negócio, além da satisfação dos funcionários e clientes. E confirma que cabe ao empreendedor entender a importância de estabelecer desafios constantes para o sistema produtivo, assim, poderá alcançar níveis melhores de qualidade que terão impactos em todas as dimensões do negócio.

Um exemplo disso, segundo o índice de crescimento na indústria do IBGE, é a fabricação de bens de consumo duráveis que aumentou 6,2%, enquanto a bens de consumo semi e não duráveis cresceu 1,5%. Os bens intermediários tiveram ganho no período de 0,1%.

Conforme o especialista, que é membro do Comitê da Qualidade na Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001, o gestor de produção atua como intermediário entre operários, engenheiros industriais e coordenadores de equipe de produção. E explica que o setor de produção é um dos fatores mais relevantes dentro da indústria, por ser formada por colaboradores que atuam diretamente na mão de obra fabril, de forma precisa e conjunta, enfrentando longas jornadas de trabalho.Adaptar o arranjo físico da indústria, planejar e administrar a logística e controlar os serviços de manutenção são pontos importantes da atuação deste profissional que buscam sempre melhorias na produtividade”, esclarece Giovanni.

“Eu tenho uma ampla experiência em gestão de empresas com foco no ambiente fabril, atuando há mais de 25 anos no segmento, com aplicação de processos de melhoria contínua e introdução de novas práticas e desenvolvimento de novos negócios e produtos. E posso dizer que o administrador de produção colabora ao antecipar problemas que quebrem o processo de produção, corrigindo-os e apresentando soluções. Para isto, ele é inserido em atividades como: emitir pareceres, determinar custos de produção e especificar maquinários para a fabricação de determinados produtos. Por todas estas características profissionais percebe-se a importância desta área de atuação na facilitação de vários setores da indústria, bem como para garantir a maior produtividade, estabelecendo assim, sucesso no fechamento de bons negócios”, conclui Giovanni Tres.

Website: https://www.linkedin.com/in/giovanni-tres-ab9059202

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *