São Paulo 7/12/2021 – As soluções DLP definem quais ações devem ser tomadas quando uma determinada ação é identificada

Quais são as estratégias para proteger dados, os tipos, aplicações e contextualização da importância da DLP na manutenção da segurança dos dados?

Além de proteger diretamente seções de dados sensíveis, as ferramentas DLP também oferecem políticas para controlar como e onde os dados confidenciais podem ser transferidos e usados. Outra função da DLP, é executar a inspeção de conteúdo e análise contextual dos dados enviados pela rede, em uso em um dispositivo endpoint ou em servidores, em repouso em arquivos locais, ou armazenados em nuvem.

As soluções DLP definem quais ações devem ser tomadas quando uma determinada ação é identificada, como bloquear alguma transferência de dados, ou relatar ao administrador de segurança. Existem diversas soluções de DLPs direcionadas a diferentes objetivos. Dentre elas estão o Network DLP, Storage DLP, e Endpoint DLP Cloud. Vamos explicar abaixo como funciona cada uma dessas soluções.

Network DLP
É a solução disponibilizada em softwares ou hardwares, e integrada aos pontos de saída de dados da rede. Ela monitora, rastreia e gera relatórios de todos os dados de trânsito na rede. É indicada para fazer varredura em todo o conteúdo que passa pelas portas e protocolos da empresa.

Fornece relatórios para auxiliar na garantia da segurança da informação na organização. Alguns dos dados informados são: quais dados estão sendo utilizados, quem está acessando e para onde vão. Todas as informações coletadas são armazenadas em um banco, com fácil acesso do usuário.

Storage DLP
Essa opção ajuda a responder perguntas como: quais informações os colaboradores armazenam e compartilham, e quais dessas informações são consideradas sigilosas e podem estar correndo risco de vazamento.

O sistema visualiza arquivos confidenciais armazenados e compartilhados por quem possui acesso à rede corporativa, podendo identificar pontos sensíveis e prevenir vazamento de dados. É uma opção para quem quer controlar dados armazenados em nuvem.

Endpoint DLP
Ferramentas externas que transportam arquivos, como pendrives, podem colocar em risco a segurança da empresa, e facilitar o vazamento de dados de forma acidental ou intencional. A solução que evita a perda de dados por dispositivos removíveis é a Endpoint. São instaladas para monitorar e impedir a saída de dados sensíveis por dispositivos removíveis, aplicativos de compartilhamento e até áreas de transferência.

Qual a importância da DLP?
Diariamente vemos notícias de violações de dados em empresas. A tendência é que criminosos virtuais cometam crimes cada vez mais sofisticados em técnicas de invasão e roubo de dados.

Os ataques normalmente são oportunistas, sem escolher uma vítima específica. O que aumenta a necessidade de usar uma solução DLP.

Porém, ao implantar uma solução DLP, deve ser realizado um estudo de caso da empresa, com foco nas necessidades e vulnerabilidades do negócio. Após a verificação, o resultado deverá apontar todas as soluções que atendem os pontos que estão sob exposição.
Quais os benefícios da DLP?
A adoção do DLP traz diversos benefícios ao negócio. Dentre eles, pode-se citar:

maior proteção para dados confidenciais em dispositivos externos, armazenamento interno, em nuvem ou aplicativos;
maior vantagem competitiva;
protege contra ameaças de BYOD (Bring Your Own Device), quando o funcionário usa um dispositivo pessoal, como um notebook, para usar no ambiente de trabalho;
protege contra ameaças da IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), que são os dispositivos comuns, domésticos ou até ferramentas industriais sofisticadas, que conectam e trocam dados com outros dispositivos e sistemas pela internet;
E a prevenção de uso indevido de dados, tanto internos quanto externos.

A Vegstar tem soluções de Segurança da Informação para empresas. Para saber mais, basta entrar em contato.

Website: https://www.vegstar.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *