São Paulo, SP 30/4/2021 – Decidimos estar ao lado de empresas e clientes, e da sociedade, utilizando espaços de comunicação de nossa marca para sensibilizar as pessoas sobre a Covid-19

Cooperativa Odontológica lança campanha nacional de prevenção à Covid-19 – pandemia tem represado número de atendimentos odontológicos, e a falta de cuidado com a saúde bucal pode ser fator de risco para casos graves da doença

A pandemia de Coronavírus tem represado o número de atendimentos nos consultórios odontológicos. Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas revela que, em maio do ano passado, a queda nos atendimentos odontológicos na rede privada foi de 62%. No setor público, a redução do número de atendimentos foi ainda mais drástica: 80% a menos no número de consultas.

Com o agravamento da pandemia no primeiro semestre de 2021, a fuga de pacientes dos consultórios odontológicos pode ser ainda mais aguda. Os cirurgiões-dentistas alertam que a falta de atendimento odontológico contribui para o agravamento de quadros leves que necessitam do atendimento em saúde bucal.

Esse quadro pode gerar um novo problema relacionado à evolução dos casos na pandemia: um estudo realizado por pesquisadores do Catar, vinculados a instituições do país árabe, do Canadá e da Espanha, com 568 pessoas estabeleceu uma relação entre a Covid-19 e a periodontite – que é a evolução da gengivite não tratada, caracterizada pela infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes.

De acordo com o levantamento, a presença da patologia bucal em pessoas acometidas pela Covid-19 pode aumentar as chances de morte, admissão em UTI e necessidade de ventilação assistida. Além disso, o resultado do estudo identificou, em pacientes com periodontite, amostras de sangue com níveis maiores de glóbulos brancos, dímero D e proteína C reativa – que são biomarcadores sanguíneos associados a piores desfechos da doença.

Mantendo os consultórios odontológicos para atendimento aos usuários, o Plano Odontológico Uniodonto acaba de lançar uma campanha de prevenção à Covid-19. “Nossa campanha vai mostrar que é seguro ir ao dentista. Os cirurgiões-dentistas adotaram todos os protocolos de biossegurança em seus consultórios”, afirma o Diretor Presidente da Uniodonto do Brasil, o cirurgião-dentista José Alves de Souza Neto.

“Como somos responsáveis por um aspecto importante da saúde, a saúde bucal, decidimos estar ao lado das empresas e clientes, e de toda a sociedade, utilizando os espaços de comunicação de nossa marca para sensibilizar as pessoas para a importância das medidas de prevenção à Covid-19”, destaca.

“A pandemia de Coronavírus interrompeu tratamentos e reduziu os cuidados com a saúde bucal. Além disso, reverteu a trajetória de recuperação da economia, minando nossas esperanças. É impossível fechar os olhos para essa realidade”, ressalta José Alves.

A cooperativa que criou o modelo de plano odontológico no Brasil, ainda na década de 1970, reúne 20 mil cirurgiões-dentistas cooperados que atendem mais de três milhões de clientes, especialmente por meio de planos empresariais.

As peças criadas abordam aspectos do dia a dia, como indicação de máscaras seguras, manuseio, a defesa da vacinação, a importância da manutenção da doação de sangue e o apelo para que as pessoas evitem acidentes domésticos para não competirem por vagas nos hospitais, que atualmente enfrentam uma super ocupação provocada pela pandemia.

A campanha da Uniodonto reconhece que, individualmente, nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19. Mas, que é possível diminuir os riscos e, como marca ligada ao setor de saúde, é seu compromisso levar informação segura e correta para as pessoas.

“Os conteúdos de nossas mensagens foram baseados em materiais de referência produzidos pela OMS, Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e em estudos técnicos sobre a proteção oferecida por diferentes tipos de máscaras. É preciso oferecer informação segura e clara para que as pessoas possam se proteger”, afirma o Diretor Vice-Presidente Político Institucional da Uniodonto do Brasil e responsável pela comunicação da marca, o cirurgião-dentista Pedro Rogério Teixeira Júnior.

A campanha será veiculada em rede pelas mais de 150 cooperativas que integram o Sistema Nacional Uniodonto de Cooperativas Odontológicas.

Website: https://www.uniodonto.coop.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *