São Paulo 25/3/2021 –

Em novembro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. A entidade lembrou que até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população, em todo o mundo, fosse mais ativa fisicamente.

Preocupada em disseminar a importância da prática regular de atividade física para diminuir o sedentarismo, a Yakult acaba de lançar um novo vídeo animado sobre o tema no canal www.youtube.com/yakultbrasil. A animação lembra que os exercícios físicos são indispensáveis para manter a saúde e devem ser um hábito presente no dia a dia de pessoas de todas as idades.

O personagem reforça que os exercícios físicos auxiliam no fortalecimento dos músculos e ossos, na prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas, além de fazerem bem para a saúde mental e intestinal. Para isso, é preciso aliar atividade física a uma dieta equilibrada, composta de frutas, legumes, verduras, grãos e outros alimentos saudáveis.

Além disso, o consumo diário de probióticos – como o exclusivo Lactobacillus casei Shirota presente nos leites fermentados da Yakult – vai colaborar para manter a microbiota intestinal com um número elevado de bactérias boas. Para quem gosta de atividade física aliada ao consumo menor de calorias, a opção é o Yakult 40 light.

A animação também destaca que a escolha correta da atividade física é fundamental, pois o exercício deve transmitir sensação de prazer, estar adaptado à rotina da pessoa e ser praticado com equilíbrio e respeito às limitações do próprio corpo. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental procurar um profissional para avaliar a saúde e condição física.

Mais informações
O sedentarismo está associado a inúmeros problemas de saúde, como obesidade, diabetes e hipertensão, entre outras doenças crônicas, e pode custar até US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade no mundo, segundo a OMS.

As novas diretrizes recomendam pelo menos de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidades, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Link para o YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=VVdbSjjT3OY

Outras animações
Visando orientar o internauta que se preocupa em ter uma vida mais saudável, a Yakult mantém outras animações disponíveis no canal www.youtube.com/yakultbrasil. Uma delas lembra que ‘Prevenir é melhor que remediar’, pois, quando a doença se instala, leva a gastos elevados com medicamentos, traz perda de qualidade de vida e causa prejuízos pessoais e profissionais. A animação também reforça que, além de os nutrientes indispensáveis à vida serem absorvidos pelo intestino, é no órgão que se concentram aproximadamente 70% das células de defesa do corpo humano. Assim, o bom funcionamento do intestino permite desfrutar uma vida mais longa e saudável.

O vídeo ‘Probióticos e idade avançada’ mostra que os idosos apresentam um declínio natural de diversas funções do sistema digestivo como, por exemplo, a alteração na motilidade intestinal, que são os movimentos realizados pelos intestinos com o objetivo de expelir o bolo fecal. O filme também explica que o sistema digestivo dos idosos precisa de atenção e cuidados, pois as alterações naturais que ocorrem ao longo da vida podem ocasionar a proliferação de bactérias nocivas causando um desequilíbrio da microbiota intestinal, reduzindo a capacidade de absorção de nutrientes e, consequentemente, levando à carência de vitaminas. Além disso, essas alterações naturais facilitam o surgimento de doenças do trato gastrointestinal, entre as quais a constipação.

Outra animação mostra que, para preservar o funcionamento do sistema imunológico, é importante manter a microbiota intestinal em equilíbrio. O vídeo também explica que o frasco de Yakult tem a quantidade ideal – 80 gramas – porque os probióticos colonizam temporariamente os intestinos, deixando de serem detectados alguns dias depois de o consumo ser interrompido e, por esse motivo, o Leite Fermentado Yakult deve ser consumido diariamente. Isso ocorre porque, da mesma forma que a pele é renovada e o cabelo e as unhas crescem, a camada de proteção dos intestinos sofre um processo de descamação e renovação periódica. Assim, quando essa camada é eliminada pelas fezes, as bactérias que compõem a microbiota intestinal também são eliminadas, inclusive os probióticos.

Website: https://www.youtube.com/watch?v=VVdbSjjT3OY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *