Madri e Lisboa 11/6/2021 –

Projeto oferece eventos com toda a mistura de cores, cheiros, raízes, frutos, ritmos e sabores do Brasil

No dia 1º de junho, aconteceu em Madri o lançamento da série de eventos Descobertas, projeto criado pelo profissional Wagner Rusca, que une um misto de cores, aromas, raízes, ritmos e sabores do Brasil.

A primeira edição do evento recebeu o nome de “Edição Pindorama”, porque conta um pouco sobre vida dos nativos habitantes do Brasil antes mesmo do país receber este nome (antes de 1.500), até os engenhos de açúcar no atual estado de Pernambuco, em 1600. A proposta é apresentar um evento inusitado e inspirado em cada detalhe e cronologia da história do Brasil assim como os pratos, ingredientes e música. O Descobertas é mais que um jantar e uma experiência gastronômica, é um ensaio que envolve gastronomia, história e cultura, que narra a história do Brasil de maneira ímpar, didática e saborosa.

A ideia do projeto

“O ‘Descobertas’ nasceu da imaginação, do sentir todo o conjunto cultural que nos constituiu como nação. Nestes jantares experimentais, o foco será descobrir não apenas as histórias dos pratos do nosso vasto território, mas também surpreendentes associações criativas aos momentos da nossa linha do tempo: vamos viajar desde a Pindorama (o Brasil antes de se tornar conhecido pelos portugueses) até os anos 2000, com toda a linda miscigenação geral da nossa população”, conta Wagner.

Edições

No total serão oito edições, os jantares acontecem a cada dois meses e prometem rodar as capitais europeias. O Descobertas segue o conceito de pop-up dinner (restaurante temporário). Vale lembrar que o menu varia de acordo com cada edição do evento.

“O evento tem inspiração em livros, filmes, comidas e culturas de cada estado com suas características e nos direciona a (re)descobrir a história do Brasil através de uma ótica inspiradora, curiosa e sensorial. Passando por quase todos os sentidos: paladar, olfato, audição e visão, traremos diferentes abordagens, sabores, ritmos e curiosidades”, explica Wagner Rusca.

Os eventos já têm novas datas: Madrid (29/06 e 13/07) e Lisboa (28 e 29/07). Para participar, os convidados podem se inscrever através do Instagram do Descobertas (@edicoes_descobertas) no link da Bio. Após avaliação de disponibilidade os organizadores entrarão em contato enviando o save the date com as instruções para compra e reserva do convite.

“O Brasil é alma de muitos, é um sincretismo religioso, cultural e humano. O evento Descobertas nasceu do desejo de mostrar essa mistura e as nossas histórias, que conhecemos pouco ou se não, um pouco romantizadas”, finaliza Wagner.

Como acontece

Através de projeções e textos informativos, a equipe traz momentos da história do Brasil e traduz em pratos únicos e inspiradores. É o caso da chegada dos portugueses em terras brasileiras, o “Descobrimento” em 1500. Através da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manuel I, neste encontro entre nativos e portugueses houve uma troca de presentes. Os últimos sacaram de suas naus e embarcações figos confitados e secos e presentearam os índios. Por sua vez, os nativos habitantes da Pindorama presentearam os colonizadores com peixe do litoral brasileiro.

Nesta passagem, o Descobertas oferece um prato com peixe embrulhado em folha de bananeira, pirão de abóbora, castanhas brasileiras salteadas em manteiga tostada e um purê de figo confitado. Este prato não apenas traduz este grande encontro, mas carrega uma explosão de cores e sabores.

Equipe do projeto

Sérgio Fuentes responsável pelas ilustrações, cenografia, projeto e consultoria geral; Nina Wang e Estúdio Bambu responsáveis pela fotografia; Ricardo Mordoch por vídeo, áudio e produção geral e Café Bucólico, onde foi realizado o primeiro evento. A cozinha de raiz e conceituada por Wagner Rusca, será executada por diversos cozinheiros brasileiros que vivem nos países onde sediarão o evento.

Contato de imprensa:
Wagner Rusca
wagnerusca@gmail.com
(11) 99823-9744
Instagram (@edicoes_descobertas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *