Rio Grande do Sul 4/5/2021 –

Com a utilização de ferramentas de IoT, Suzano economiza milhões de reais em processo de Evaporação

De acordo com um estudo da Gartner, mais de 14 bilhões de objetos estavam conectados à internet em 2019. Geladeiras e televisões são apenas um pequeno exemplo. A IoT, internet das coisas em tradução literal, já está presente na indústria e tinha expectativa de alcançar 20 bilhões de itens no último ano.

Trazendo novos cenários e possibilidades, a IoT vai na contramão do que muitos acreditam: além de gerar receitas e facilidades, também oferece empregos. De acordo com a Teleco, até o ano de 2025 a tecnologia pode gerar até 2,6 milhões de novos postos de trabalho no país. Entre as áreas mais promissoras, estão: indústria, agronegócio e saúde.

Dessa forma, entende-se que diversos setores podem movimentar – e otimizar – os processos com apoio da IoT. Com o intuito de obter maior assertividade e qualidade de produção, a Suzano, que possui 11 unidades industriais em todo o Brasil, investiu no Metris UX, ferramenta da ANDRITZ.

Projeto dedicado

Acompanhando o processo de evaporação do licor negro na produção da celulose – e compreendendo a sua importância -, a Suzano e a ANDRITZ desenvolveram um projeto para padronização do controle da adição de vapor nos primeiros efeitos da evaporação, obtendo, assim, maior estabilidade da planta e redução do desvio padrão dos sólidos de queima nas caldeiras de recuperação em torno de 30%, gerando uma economia de R$ 300 mil/mês.

Essa parceria uniu o conhecimento técnico dos engenheiros, a participação da gerência e o conhecimento prático dos operadores da Suzano com os especialistas da ANDRITZ, tornando possível definir uma lógica de controle que, depois das etapas de planejamento e teste, conseguiu reduzir tanto o desvio-padrão, como aumentar a média de sólido na caldeira.

Com as aplicações de Data Analytics do Metris UX, para a análise gráfica e acompanhamento de controles, e Machine Learning, que usa big data para fazer os estudos através de clusters, para encontrar oportunidades baseadas no histórico do processo de evaporação, somados a esse trabalho de parceria, elaborou-se a lógica principal para os algoritmos de controle nos evaporadores.

A lógica de controle definida teve como base principal observar a corrente elétrica das bombas que transportam o licor concentrado para a caldeira de recuperação. Também foram utilizados os dados do sólido de saída para corrigir a corrente de referência, usando as temperaturas do vapor gerado em cada vaso de evaporação, como informação de segurança, impedindo que ocorresse algum intertravamento no processo.

Ao longo do projeto, o aplicativo Data Analytics do Metris UX também foi usado para avaliar, acompanhar e validar a resposta dos controles, diariamente, para partir dos resultados de acompanhamento realizar as devidas modificações.

Além disso, “a aplicação de Machine Learning foi muito importante para validar a correlação das correntes das bombas de transferência, utilizadas na nova lógica, com o sólido de queima da caldeira e da evaporação, mostrando que essa correlação é válida para ser usada em controles”, conta Aline Martins, da ANDRITZ.

Marcos Donadio, Gerente de Recuperação e Utilidades na Unidade Suzano, conta que um diferencial importante para esse resultado foi “o acompanhamento e envolvimento da equipe de produção dando suporte para a equipe local da ANDRITZ, com feedbacks importantes para melhorar o algoritmo de controle durante a fase de implementação e testes”.

Tecnologia Metris UX

A tecnologia Metris UX oferece várias ferramentas e alternativas para as análises e simulações de dados, o que facilita a busca por melhores resultados. Além dos projetos da Evaporação, existem cerca de mais 40 projetos com a tecnologia Metris UX focando em otimizar os processos da Unidade Suzano, que conta com a parceria entre profissionais ANDRITZ e Suzano.

Para saber mais, basta acessar: https://www.andritz.com/metris-en/success-stories/suzano-evaporation-metrisux/suzano-evaporation-metrisux-portuguese?utm_source=Dino&utm_medium=Release&utm_campaign=Case_Suzano_Dino

Website: https://www.andritz.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *