Presidente Prudente – SP 12/5/2021 – A educação financeira para crianças e adolescentes, tanto na escola como em casa, é um processo que impacta toda a família.

A internet pode ser uma grande aliada da população na busca por informações sobre finanças. Esses conteúdos podem ser encontrados em vídeos gratuitos no YouTube, redes sociais, blogs e sites.

A educação financeira para crianças e adolescentes, tanto na escola como em casa, é um processo que impacta toda a família. É o que diz a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin) em parceria com Instituto Axxus e Unicamp, que revelou que essa relação é altamente benéfica para quem aprende e também para as finanças das famílias. 

Para a pesquisa foram selecionados pais de crianças e adolescentes que recebiam educação financeira e os que não recebiam nenhum tipo de informação sobre o assunto. A pergunta feita pelos pesquisadores foi: “Se a partir de hoje você não recebesse mais sua renda mensal, por quanto tempo conseguiria manter o padrão de vida da sua família?” 

Dos entrevistados cujos filhos estão recebendo educação financeira, 73% respondeu que conseguiria manter o mesmo padrão de vida por até seis meses e 25% acima desse período. Já entre os pais de crianças e adolescentes que não têm educação financeira em casa ou na escola, 44% dos entrevistados conseguiriam viver apenas um mês e 53% até seis meses. 

Vida adulta saudável financeiramente é resultado de uma boa educação financeira

A educação financeira quando abordada logo cedo não só auxilia e impacta toda a família, como também é responsável por proporcionar para essas crianças e adolescentes um futuro mais tranquilo e uma vida financeira mais saudável e estável. 

De acordo com dados da Fundação de Educação do Investidor da Financial Industry Regulatory Authority, jovens que tiveram uma educação financeira desde a infância têm melhores pontuações de crédito e menores taxas de inadimplência quando comparados aos que não receberam esse tipo de informação logo cedo. 

Educação financeira online cresce na pandemia

O recente estudo “O bolso do brasileiro”, realizado pelo Instituto Locomotiva e pela XPeed, apontou que sete em cada dez entrevistados tiveram problemas financeiros em 2020, sendo que 90% deles responderam que gostariam de saber como investir, planejar recursos para o futuro e de organizar receitas e despesas. 

Diante dessa realidade, a pesquisa também mostrou que 41% dos entrevistados passaram a pesquisar mais sobre educação financeira durante a pandemia. Esses dados só fortalecem a ideia de que essa pauta vem se tornando cada vez mais importante para as famílias brasileiras, principalmente neste momento de crise. 

Visto isso, a internet pode ser uma grande aliada da população na busca por informações sobre finanças. Esses conteúdos podem ser encontrados em vídeos gratuitos no YouTube, redes sociais, blogs e sites. Nesse quesito, uma fintech do interior de São Paulo tem crescido com seus artigos sobre educação financeira que são publicados no blog. 

De acordo com os números divulgados pela fintech, o blog da Foregon está alcançando mais de dois milhões de usuários por mês. Além de abordar assuntos sobre finanças, economia e notícias, o portal também foca na educação financeira para crianças e adolescentes, com conteúdos como: mesada educativa, educação financeira para os pequenos, contas bancárias para menores de idade aprenderem a lidar com dinheiro, dentre outros temas. 

Website: https://www.foregon.com/blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *