Rio de Janeiro 1/3/2021 – A empresa completa meio século de atuação, carregando em seu DNA os valores de seu fundador, conhecido por sua simplicidade e dedicação.

A Stam comemora 50 anos como uma das principais indústrias de metalurgia do país

A Stam, uma das mais tradicionais e conceituadas fabricantes de fechaduras e cadeados do Brasil, celebra, no dia 01 de março, 50 anos de mercado e de uma história marcada pelo empreendedorismo, quando em 1971, em Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro, Francisco Faria, fundador da marca, deu início a seu sonho no pequeno galpão da família.

A empresa completa meio século de atuação, carregando em seu DNA os valores de seu fundador, conhecido por sua simplicidade e dedicação. Esses mesmos valores permeiam a cultura da Stam e se transformaram em um verdadeiro legado que continua inspirando gerações e que fazem da Stam uma empresa reconhecida por sua excelência em Governança Corporativa, priorizando sempre a transparência, a ética e a valorização de seus mais de 1.400 colaboradores e mais de 100 representantes comerciais em todo o Brasil.

Hoje, a empresa que começou pequena é detentora de um portfólio diversificado de produtos, com mais de 4.000 itens criados com foco na segurança e satisfação do cliente.

Quem viu e viveu essa história de perto, como o diretor administrativo José Maria Campos Nogueira, que tem 47 anos de Stam e é um dos mais antigos funcionários da empresa, sente muito orgulho de fazer parte dessa trajetória de sucesso.

“O fundador da Stam, Francisco Faria, jamais poderia imaginar que uma empresa criada em 1971, com todas as dificuldades existentes na época e com poucos recursos financeiros, pudesse conquistar o sucesso de conseguir completar 50 anos de existência com tantas conquistas memoráveis, principalmente se levarmos em conta a complexidade de ser empresário no país. Foi uma luta árdua entrar num mercado altamente competitivo e se tornar a maior empresa fabricante de cadeados e fechaduras do Brasil. É com muito orgulho que eu participo desta história magnifica, numa empresa que gera milhares de empregos, e é tão importante para a cidade de Nova Friburgo e para o Brasil”.

Pioneirismo e Inovação industrial
É inegável que nessas 5 décadas, um dos diferenciais da Stam para a conquista de seu lugar de destaque no setor metal mecânico foi o investimento em processos e tecnologias inovadoras.

No segmento de fechaduras, apresentou muitas mudanças na liderança produtiva do segmento, no qual a Stam, em meio às famosas grandes líderes da era do latão, trouxe uma proposta diferente e inovadora de produzir cadeados e fechaduras com zamac, material diferente, com qualidade e com preços atrativos, buscando colocação em todas as lojas do mercado.

Com este pioneirismo e sempre na vanguarda, a marca cresceu em pulverização no mercado de material de construção e se tornou líder de segmento, em constante desenvolvimento. Para se ter ideia, a expectativa para o ano de 2021 é a de manter os níveis de crescimento obtidos em 2020, de aproximadamente 39,8% de crescimento em relação a 2019, apesar da pandemia, com capacidade produtiva de 130.000 peças por dia e um dos mais modernos parques industriais da América Latina, com 40.000 m² de área construída.

O diferencial começa na fabricação das ferramentas e moldes em sua filial, a Stamp & Molde, considerada uma das mais modernas ferramentarias de precisão do mundo, com alto padrão de qualidade e produtividade, máquinas de última geração, de alto desempenho, que dispõem de recursos operacionais diferenciados, chegando ao chão de fábrica através de automação dos processos de transformação e montagem, robôs de abastecimento, lixamento e polimento, automação em soldas, segredagem, montagem e controle de qualidade, sistema automático de montagem e expedição de pedidos (MINILOAD) e constante treinamento e capacitação de mão de obra.

Sustentabilidade e responsabilidade social
Não se pode falar em vanguarda sem pensar em políticas de sustentabilidade e a Stam sempre esteve à frente, também nesse tema. A empresa mantém políticas e programas voltados para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Além disso, investiu na aquisição de tecnologias que permitem a descontaminação e reaproveitamento de toda a água da produção, gerando uma economia de até 60 milhões de litros, o que equivale a cerca de 6 mil famílias com quatro pessoas. Seu projeto de reúso de água na galvanoplastia e vibroacabamento com utilização de resinas de troca iônica foi premiado pela Firjan.

Investiu também em projetos para geração de energia limpa das unidades fabris. A composição da energia consumida pelas fábricas que foi contratada no Mercado Livre consiste em: 27% de Parque Eólicos, 30% de Parques Solares e 43% Usinas Hidroelétricas. Através dessas fontes, a Stam e sua filial, Stamp & Molde, economizaram 139 toneladas de CO2 por mês em média. Investiu em sistema fotovoltaico com capacidade de geração de 450kWp, gerando uma energia média mensal de 50.000kWh e 600.000kWh anual. Isso corresponde a mais ou menos 5% do consumo mensal da planta industrial da Stam Metalúrgica. Ele está ocupando uma área de 3.650m² (sobre o telhado da expedição, tornearia e cadeado de latão).

A responsabilidade social também faz parte da essência da empresa, e um de seus maiores cases é o Projeto Gol de Placa, onde é mantenedora desde o ano de 2006. O Gol de Placa é organização sem fins lucrativos, que utiliza o futebol como instrumento de transformação de pessoas, de formação cidadã e de inclusão social e atualmente atende a mais de 200 meninos e meninas, entre 05 e 16 anos.

Passado, presente e futuro
Com 50 anos de história, a Stam hoje é comandada por Helena Herdy Faria, que ocupa a posição de Presidente desde a morte do marido e fundador da marca, Francisco Faria. Ela divide a administração com Rogério Faria, filho do casal e atual Vice-Presidente e Diretor Industrial.
Desde sempre, o trabalho da Stam foi construído com base na dedicação e deu tão certo que hoje a marca está presente nos lares de um Brasil continental.

Website: http://www.stam.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *