São Paulo, SP 2/3/2021 – A evolução da computação em nuvem no país vem crescendo a cada ano, que atualmente é o 8º no ranking mundial

A plataforma pode garantir mais segurança dos dados de uma empresa por ser protegida por sistemas de segurança como criptografias e UTM

Com o cenário da pandemia da Covid-19, muitas empresas brasileiras passaram a adotar servidores em nuvens, 90% das pequenas e médias usam ou pretendem usar o serviço, segundo dados da Delloite, empresa líder em serviços de consultoria. Das empresas que já fizeram essa migração 26% tiveram um crescimento mais rápido do que o normal e 21% foram mais rentáveis. A consultoria aponta para uma tendência irreversível, e afirma que a adoção da nuvem como uma plataforma completa é capaz não só de garantir o armazenamento seguro de dados como também fornecer uma plataforma de trabalho que atende a qualquer sistema operacional.

Migrar servidores para nuvem traz diversas vantagens, e um dos primeiros pontos que se destacam é a redução de custos com espaço físico, com manutenção dos softwares e hardware e de diversos custos operacionais que mantém um processamento de dados eficiente e seguro, afirma Vilmar Alves Xavier, graduado em Comércio Exterior com atuação como analista de sistemas e administrador de redes e suporte de alta velocidade. “Você vai pagar pelo que está sendo usado sem se preocupar com a depreciação da infraestrutura ou a renovação a cada ciclo de vida, e usufruir de um ambiente regularmente atualizado e com a mais recente geração de computação disponível no mercado”, diz o profissional.

A acessibilidade é outro ponto importante, avisa o analista, a nuvem possibilita que os dados, armazenados no data center, sejam espalhados em mais de 50 regiões e fiquem disponíveis em mais de 140 países, com isso, poderão ser acessados em qualquer lugar do mundo como se estivessem dentro da empresa. A utilização é feita com conexão de internet, a partir de usuário e senha para acessar os dados necessários e desenvolver o trabalho normalmente. Xavier, que tem atuação e participação em projetos da equipe do Windows no polo tecnológico, também acrescenta que o armazenamento em nuvem pode ser escalonável de acordo com o crescimento da empresa, sem a necessidade de investir e reinvestir em infraestrutura ou adquirir softwares para atender a demanda.

“Outra vantagem importante é a segurança e a privacidade das informações, que estão protegidas por ambiente altamente criptografado, com proteção contra vírus, invasões ou sequestro de dados. Rigorosas auditorias são aplicadas nesses ambientes, oferecendo uma plataforma segura e durável, além de não correr risco com furtos, incêndios ou avaria dos equipamentos”, esclarece Vilmar Xavier, que possui treinamentos e certificações em Microsoft Azure.

Conforme o analista, com especialidade em Rede Novell, os recursos disponíveis para backup no armazenamento em nuvem são práticos e de baixo custo, porque se paga pelo que usar. E, nesse caso, não são necessárias as rotinas de backup diário, semanal ou mensal, essa tecnologia oferece flexibilidade para escolher os dados que deseja proteger e pelo tempo que quiser, por até 99 anos.  “As rotinas de backup são automatizadas e garantem a disponibilidade com a otimização em nuvem com eficiência e tranquilidade e 100% de segurança”, menciona Xavier, que já participou de diversos projetos de virtualização de servidores.

Um estudo realizado pela Veritas Technologies, especialista em segurança de dados empresariais sediada nos EUA, apurou que 47% dos entrevistados acreditam que o momento atual é o de divisão da infraestrutura entre nuvem pública e data center. A organização afirma que no futuro, mais de 70% das empresas desejarão executar, a maioria ou todos, os aplicativos através de cloud computing.

“A evolução da computação em nuvem no país vem crescendo a cada ano, que atualmente é o 8º no ranking mundial, podemos dizer que isso já é uma realidade no Brasil, independentemente do tamanho da sua organização. Indico que você se prepare para colocar o seu negócio em nuvem com toda segurança e tranquilidade sem descapitalizar grandes valores com servidores, infra, fitas de backup, licenças de software, racks entre outros. Adquira toda a infraestrutura desejada em menos de um dia ou em poucas horas”, conclui Vilmar Alves Xavier, com sólida experiência na área de tecnologia da informação, redes corporativas, com atuação em empresas de grande porte e de destaque no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *