São Paulo 11/2/2021 –

Primeiro evento da série de seis webinários contou com a participação de mais de 700 pessoas e abordou as novidades e diferenciais das soluções e tecnologias PLANET & SCCON. Próximo webinar já tem data: 17 de março

A SCCON Geospatial realizou recentemente o Webinar PLANET & SCCON – Tecnologia e Novidades: Imagens diárias de alta resolução para observação da Terra. O evento on-line reuniu mais de 700 pessoas entre empresários, gestores e especialistas de organizações públicas, privadas, academia e organizações não governamentais que atuam em diferentes segmentos, tais como: meio ambiente, agricultura, energia, florestal, infraestrutura, defesa, gestão de recursos hídricos, entre outros. 

Com mediação do gerente de Comunicação e Marketing da SCCON, Diogo Duarte, o webinar contou com a participação da CEO e cofundadora da mesma companhia, Iara Musse Felix, e do diretor de vendas da Planet para a América Latina, Ricardo Guerra. Os executivos apresentaram as novidades tecnológicas dos produtos e soluções únicas oferecidas no mercado brasileiro, desenvolvidas a partir da integração das plataformas Web SCCON e Planet, além de debaterem o uso do sensoriamento remoto e imagens de satélites para diversas aplicações.

A executiva explicou que a SCCON é a distribuidora da Planet no Brasil desde 2016 e vem desenvolvendo desde então um relacionamento técnico estratégico com a equipe da Planet para desenvolver soluções de detecção de mudanças com a geração de alertas. A companhia desenvolve tecnologias capazes de monitorar e detectar mudanças diárias em qualquer lugar da Terra. Com o monitoramento orbital é possível avaliar questões complexas para as mais diversas finalidades, por meio de imagens de alta resolução. 

Com o monitoramento das imagens diárias de alta resolução, a Planet e a SCCON auxiliam empresas públicas e privadas nas áreas ambiental, florestal, energia, agricultura, entre outros, na solução de suas demandas de forma ágil e eficiente. Por meio das imagens captadas pelas constelações de nanossatélites da Planet, a SCCON realiza o processamento, a análise e a disponibilização de informações geoespaciais, com sistemas que geram dados precisos e atualizados. Uma outra grande vantagem do monitoramento remoto é a redução de custos e aumento da produtividade. Isso porque as empresas que contratam a solução conseguem ter informações mais atualizadas, fluxos de trabalho mais eficientes, além de reduzir custos operacionais, tais como transporte, logística, vistorias com otimização dos levantamentos de dados em campo.  

“Nosso grande diferencial é proporcionar ao cliente o poder de planejar o andamento do negócio, seja para supervisão de áreas de uma plantação ou cultura agrícola, monitorar queimadas e desmatamento ou verificação da qualidade de água, entre outras aplicações. Mas vai além, o nosso trabalho após análise das imagens coletadas pelos satélites da Planet é justamente fornecer relatórios detalhados de forma simples, dando ao cliente o poder de ação muito mais rápido e ágil”, explica Iara Musse.

Parceria Planet e SCCON

De acordo com Guerra, todo esse processo conta com a parceria da Planet, uma empresa norte-americana que opera a maior constelação de satélites do mercado global. Em apenas seis anos a companhia desenvolveu 351 satélites coletando imagens de mais de 350 milhões de quilômetros quadrados por dia. São utilizadas 44 estações instaladas na Terra para descarregar as imagens captadas pelas suas constelações e mais de 15 terabytes de dados armazenados por dia. 

Hoje, a Planet opera duas constelações compostas por satélites que possuem resoluções espaciais, temporais e radiométricas diferenciadas, permitindo capturar as atividades da Terra a partir de múltiplas perspectivas e dimensões. A constelação Dove que fornece as imagens PlanetScope é formada por mais de 130 nanossatélites, com 3 metros de resolução espacial ortorretificada, o que permite obter imagens atuais da Terra diariamente. 

Por serem compactos, os nanossatélites permitem o lançamento com mais frequência e com um custo menor, atualmente a Planet lança novos satélites a cada três ou quatro meses. A constelação SkySat, possibilita a geração de imagens com resolução espacial de 50 cm.

Segundo o executivo, “ter acesso a todos esses dados é de extrema importância, mas é preciso saber aproveitar e utilizá-los de forma eficiente. Por isso, nossas plataformas web e suas APIs foram construídas e integradas para oferecer velocidade e flexibilidade, atendendo os usuários em suas especificidades com eficiência e comprometimento. A tecnologia automatizada de imagens e análises Planet e SCCON permite que os usuários acessem, descubram e criem soluções em escala, com qualidade e agilidade”.

Na ocasião, os participantes também puderam assistir ao vídeo sobre a evolução da marca que passou de Santiago & Cintra Consultoria para SCCON Geospatial que pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/k1VRBKdVJyo/. O processo de rebranding foi finalizado em janeiro e tem por objetivo reforçar a identidade da empresa como uma especialista em desenvolvimento e implementação de Soluções em Tecnologia Geoespacial.

Website: https://www.sccon.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *