Novo Hamburgo, RS 5/2/2021 – O objetivo do curso é capacitar os usuários interessados em desenvolver habilidades no uso e manejo de irrigação.

Em parceria com a Agropecuária Bergoli, o curso da Raks objetiva implementar o sistema de monitoramento de umidade do solo, desenvolvido por eles, utilizando sensoriamento remoto e IoT para controle da irrigação em grãos.

Recentemente a Agência Brasileira de Desenvolvimento Agrícola (ABDI) divulgou a lista dos 14 projetos selecionados para o programa Agro 4.0 (N° 003/2020). O objetivo do edital é difundir tecnologias 4.0 no agronegócio de forma a identificar soluções viáveis, focadas no aumento de eficiência, produtividade e redução de custos.

Dentre estes projetos selecionados está a Raks Tecnologia Agrícola, uma startup gaúcha sediada em São Leopoldo. O projeto da Raks, em parceria com a Agropecuária Bergoli, visa à implementação do sistema de monitoramento de umidade do solo, desenvolvido por eles, através de sensoriamento remoto e IoT para controle da irrigação em grãos. O objetivo é um só: mostrar que é possível produzir ainda mais utilizando cada vez menos recursos.

Para a execução deste edital, a Raks está organizando um curso dedicado a debater o manejo da irrigação. Segundo Fabiane Kuhn, CEO da Raks, o objetivo deste curso é “capacitar os usuários interessados em desenvolver habilidades no uso e manejo de irrigação, relacionando o gerenciamento sustentável da água na propriedade com o aumento da produção agrícola através da tecnologia”.

O curso será on-line, e os módulos abordarão conteúdos como dinâmica da água no solo, dinâmica da água na planta e aplicações de tecnologia na lavoura. Os produtores mais engajados com as mídias da empresa e instituições parceiras receberão o curso gratuitamente. A previsão de lançamento é o mês de maio.

O Edital

Quanto à seleção para o edital Agro 4.0 (N° 003/2020), a Raks comenta estar muito feliz. “É de grande importância para nós sermos selecionados para um projeto deste tamanho, principalmente considerando a relevância em se falar de tecnologia para a agricultura atualmente”, afirma Fabiane.
O Edital Agro 4.0 (N° 003/2020) foi lançado em setembro e é um programa resultante de uma parceria com três ministérios: Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); e Ministério da Economia (ME). O valor total das premiações é de R$ 4,8 milhões.

A tecnologia da Raks

A tecnologia da Raks visa auxiliar os produtores agrícolas a produzirem mais alimentos gastando cada vez menos. Tudo isso seguindo princípios de Internet das Coisas (IoT).

O sensor de umidade do solo desenvolvido pela Raks identifica quanto de água há no solo e se há necessidade de irrigar novamente. Desta forma, evita-se desperdício de energia elétrica e de água, consequentemente.

A medição da umidade do solo é realizada através de sensores fixos em campo com alta precisão independentemente do tipo de solo. Os sensores utilizam tecnologia TDR para verificar pequenas mudanças nos valores e foram totalmente desenvolvidos pela Raks.

Para conhecer mais sobre a tecnologia e inteligência agrícola da Raks basta acessar www.raks.com.br.

Website: http://www.raks.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *