São Paulo – SP 29/1/2021 – A sensação de segurança, que já era grande, ficou ainda maior com a novidade.

Quando o assunto é comodidade e moradia, um novo conceito se torna cada vez mais forte: a conexão entre dispositivos e o seu uso para tornar rotinas mais fáceis e práticas.

Um novo conceito se torna cada vez mais forte quando o assunto é comodidade e moradia. Trata-se da Internet das Coisas ou simplesmente IoT, uma sigla pequena para definir algo de grande impacto: a conexão entre dispositivos e o seu uso para tornar rotinas mais fáceis e práticas.

No Ceará, a experimentação de soluções de automação em casas segue a todo vapor. A Planet Smart City avança com testes nas primeiras residências habitadas da Smart City Laguna, na região metropolitana de Fortaleza. O empreendimento, voltado para 20 mil pessoas e área de 330 hectares, inaugurou o conceito de cidade inteligente no mundo.

As famílias já instaladas estão sendo convidadas a testar sistemas de automação de IoT em suas casas. A experiência acontece a partir da conexão de dispositivos residenciais à internet, que passam a ser controlados remotamente por meio de aplicativos móveis, transformando lares em ambientes inteligentes.

Como explica Stephen Dunphy, chefe global de IoT da Planet Smart City, os testes estão em andamento e fornecerão dados e percepções para que os sistemas possam ser implementados em outros projetos não somente no país, mas também em todo o mundo. “Na Planet Smart City, reconhecemos o impacto potencial de aproveitar a tecnologia para tornar os bairros mais inteligentes e melhorar a qualidade de vida dos residentes. Utilizar ferramentas digitais para tornar a vida mais fácil, confiável, econômica e segura tem sido um foco significativo para nós desde o início”, explica ele.

Ermerson e Lumara Viana estão entre os primeiros a testar os sistemas de automação. Com a iluminação inteligente na sala de estar, no quarto principal e na cozinha, eles ligam e desligam as luzes remotamente. Além disso, uma câmera Wi-Fi foi instalada juntamente com sensores de segurança. O sistema permite que a família monitore a casa quando está ausente.

O mesmo acontece com o servidor público Tony Uchoa, que consegue visualizar todos os ambientes da sua casa com apenas alguns cliques. As imagens são transmitidas diretamente para o seu celular. Ele mora na Smart City Laguna há mais de um ano e conta que “a sensação de segurança, que já era grande, ficou ainda maior com a novidade”.

Outros sistemas IoT, como plugues inteligentes, foram implantados em ambas as casas, permitindo que eles controlem remotamente aparelhos eletrônicos por meio de seus telefones celulares e também monitorem o consumo de energia elétrica.

“É muito bom ter a casa totalmente automatizada e ser capaz de controlar dispositivos eletrônicos. Vou continuar instalando novos equipamentos para deixar a minha casa mais inteligente”, disse Ermerson, residente da Smart City Laguna, entusiasta em tecnologia e professor de robótica.

Além dos sistemas de automação residenciais, a Planet Smart City implantou mais de 60 soluções inteligentes em toda a área da Smart City Laguna, que vão desde fechaduras inteligentes em ambientes compartilhados até aplicativo gratuito de bairro, o Planet App. A primeira etapa da cidade já foi entregue e a previsão de conclusão é ainda em 2021.

A empresa proptech Planet Smart City é conhecida por projetar e construir cidades e bairros inteligentes inclusivos, com a proposta de fornecer mais do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet visa melhorar a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social. Seus bairros inteligentes, sustentáveis e socialmente inclusivos são apoiados pelos serviços do Planet App, uma plataforma digital própria que permite que os moradores interajam entre si e com o bairro ao seu redor.

O grupo foi fundado em 2015 pelos especialistas imobiliários italianos Giovanni Savio e Susanna Marchionni e é presidido pelo físico e empresário Stefano Buono.

A Planet Smart City ajuda a resolver a crise global de moradias em países com grandes déficits habitacionais e também trabalha em parceria com desenvolvedores imobiliários em todo o mundo, para revitalizar distritos já existentes. A empresa é focada na geração de impacto social positivo e criou um formato inovador para projetos inteligentes que pode ser replicado em todo o mundo.

A proposta única da Planet se tornou realidade no Brasil, onde está construindo quatro projetos inteligentes – Smart City Laguna, Smart City Natal, Smart City Aquiraz e Viva!Smart. A empresa também lançou seu primeiro projeto imobiliário na Índia e possui um portfólio ativo na Itália, onde trabalha em parceria com os principais desenvolvedores imobiliários.
Sediada em Londres, a Planet captou 100 milhões de euros desde a sua fundação e está executando um ambicioso plano de expansão, que inclui o lançamento de cerca de 45 mil unidades habitacionais até 2025.

Website: https://www.planetsmartcity.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *