Curitiba-PR 27/1/2021 – “Acreditamos que com essas ações toda a comunidade envolvida crie um sentimento de pertencimento ao espaço público”, Estevan Reder.

O ano de 2021 começou com uma ação transformadora no Colégio Estadual Professora Maria Balbina, no bairro do Tarumã, em Curitiba. Durante o mês de janeiro, a escola recebe o projeto Mais Cor, Mais Vida. A iniciativa tem mobilizado artistas, voluntários, empresários e a comunidade escolar para uma série de intervenções na escola vítima de um incêndio criminoso em 2017.

O ano de 2021 começou com uma ação transformadora no Colégio Estadual Professora Maria Balbina, no bairro do Tarumã, em Curitiba. Durante o mês de janeiro, a escola recebe o projeto Mais Cor, Mais Vida. A iniciativa tem mobilizado artistas, voluntários e a comunidade escolar para uma série de intervenções na escola vítima de um incêndio criminoso em 2017.

Na primeira semana, as edificações internas ganharam cores com os grafittis de Marciel Conrado, as artes-muralistas de Yvy Capponi e Douglas Reder e o abraço de alunos, professores e funcionários da escola com os lambe-lambes de Estevan Reder.

O projeto também realizou a pintura do muro externo com a participação de artistas convidados. Outra contribuição de empresárias da cidade foi a doação para a escola dos projetos arquitetônicos da nova biblioteca, sala de artes e empreendedorismo que terão a construção viabilizada por meio de financiamento coletivo. O projeto ainda reserva uma extensa programação de oficinas artísticas on-line para alunos, professores e o público em geral.

Segundo a idealizadora do projeto, a produtora cultural Beth Capponi, originalmente o Mais Cor, Mais Vida pretendia ampliar o repertório cultural de alunos e professores por meio das oficinas de arte e revitalizar a arquitetura paisagística das estruturas do colégio.

“Aproveitamos a repercussão positiva do projeto e o conhecimento sobre as demandas da escola para ir além. A cada desejo da comunidade mobilizamos parceiros com interesse em transformar a realidade do colégio, tudo com muita disposição e sem tempo para ativismo de sofá”, afirma Beth.

Do incêndio à transformação

A passagem mais triste do Colégio Estadual Professora Maria Balbina, desde sua fundação em 1981, aconteceu num domingo, dia 12 de março de 2017. Um incêndio criminoso deixou mais de 500 alunos sem aula. O fogo destruiu todo prédio administrativo, local da guarda de toda documentação escolar, dos materiais e recursos didático-pedagógicos e da biblioteca.

“Foi um ano de muita luta, até que o espaço fosse reconstruído. Porém, não deixamos realizar nenhuma das programações definidas no calendário escolar”, conta a professora de artes Maria Alice Fernandes Vieira.

Maria Alice conta que logo após a ocorrência do incêndio ela procurou a produtora Beth Capponi para propor uma ação social e cultural voltada à revitalização do espaço escolar. Como primeira iniciativa foi realizada uma edição do Festival Cirandar e agora o Mais Cor, Mais Vida.

Oficinas e ações socioambientais

Pautado na responsabilidade com as pessoas e com o meio ambiente, o Mais Cor, Mais Vida se aliou ao Instituto Biológico do Meio Ambiente – BIOMA para fazer a coleta seletiva e o destino apropriado para as embalagens de tinta e lixo gerados pela ação. Como compensação ao impacto ambiental causado pelos resíduos, o BIOMA também fornecerá mudas para o plantio de duzentas árvores frutíferas.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural com incentivo da Celepar e Ademilar Consórcio de Imóveis, o Mais Cor, Mais Vida também promoverá uma série de oficinas on-line nas áreas de fotografia, dança, arte brasileira, experimentação musical, desenho livre, graffiti e introdução ao audiovisual.

Para o curador do projeto, Estevan Reder, a ideia central da ação é levar diferentes técnicas artísticas para dentro do colégio. “Nosso objetivo é proporcionar aos alunos, professores e funcionários da escola um contato efetivo com a arte urbana. Acreditamos que com essas ações toda a comunidade envolvida crie um sentimento de pertencimento ao espaço público”, afirma Reder.

Todas as atividades são gratuitas e estarão disponíveis, em fevereiro, para alunos e professores do colégio e depois para o público em geral no site http://maiscormaisvida.com.

Serviço:
Mais Cor, Mais Vida
Local: Colégio Estadual Professora Maria Balbina
Endereço: Konrad Adenauer, 668 – Tarumã – Curitiba – Paraná

Mais fotos do projeto em https://photos.app.goo.gl/q5roQRNAfPJ8rnBX6

Website: http://maiscormaisvida.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *