São Paulo, SP 11/2/2021 –

Muitos alunos estão começando seu novo período escolar em casa e não na sala de aula. E para famílias com crianças mais novas, talvez seja a primeira vez que os filhos precisem usar computadores para valer. Com base nisso, a Sophos reuniu dicas para que pais e filhos possam buscar formas seguras de estudar dentro de casa.

Mesmo com parte dos estudantes retomando as aulas presenciais, o ensino digital pode ser considerado novidade para alguns e, para outros, está se tornando rotina. Por isso, vale a pena reservar um momento para garantir que essa prática esteja sendo feita com segurança. Uma pesquisa feita pela Safernet, ONG que busca defender e promover os direitos humanos na Internet, aponta que 46% dos brasileiros conectados se disseram mais preocupados com segurança on-line por conta da pandemia. Além disso, 58% acreditam que as crianças são o grupo mais exposto aos riscos da internet. 

Por isso, vale a pena reservar um momento para garantir que essa prática está sendo feita com segurança. Para esse cenário, Sally Adam, Diretora de Marketing da Sophos, reuniu algumas dicas:

Dispositivos compartilhados

Muitos alunos precisarão usar um dispositivo compartilhado para acessar os trabalhos escolares, talvez o laptop da família ou um tablet que os irmãos também usam. Portanto, é importante que cada criança tenha uma conta de usuário própria no dispositivo compartilhado. Isso permite configurar o controle dos pais sem afetar outros acessos. E também ajuda os filhos a adquirirem bons hábitos de segurança, como ter sua própria senha (embora, dependendo da idade, eles possam precisar compartilhá-la com os pais).

Acesso à internet

Para apoiar o ensino em casa, muitos professores fornecem links com recursos de aprendizagem on-line. Podem ser vídeos hospedados em sites de terceiros, como YouTube e Vimeo, materiais hospedados pela escola ou em sites externos, gratuitos ou comprados.

Os professores também podem definir tarefas que exijam que os alunos façam suas próprias pesquisas na web. Todas essas atividades demandam que as crianças tenham acesso à internet. O desafio é permitir o aprendizado e, ao mesmo tempo, protegê-los de sites inadequados, mantendo o conteúdo adulto fora de seus resultados. A recomendação é configurar uma conta para a criança e, em seguida, ativar os controles dos pais no sistema operacional para limitar os sites de acesso.

Senhas

Com a educação em casa, as crianças precisam, pela primeira vez, aprender a gerenciar senhas. Elas provavelmente têm uma senha para o e-mail escolar e recursos de aprendizagem on-line e, se tiverem uma conta separada em um dispositivo compartilhado, também terão uma senha para isso.

Algumas senhas, como aquelas para recursos on-line que a escola alocou, serão definidas pela escola e talvez não seja possível alterá-las. No entanto, para todas as outras que possam ser atualizadas, é uma boa prática alterar o padrão para algo que só a família conheça.

Criar senhas difíceis de decifrar é algo que as crianças podem fazer por si mesmas, o que lhes dá um senso de propriedade. Esta é uma grande oportunidade de apresentá-los às frases secretas, como palavras que reflitam seus interesses para tornar as frases mais fáceis de lembrar e, em seguida, trabalhando em conjunto para torná-las mais complexas.

Uma senha simples provavelmente será muito mais segura do que uma senha padrão fornecida, já que nunca se sabe quantas outras contas foram configuradas com a mesma senha ou quantas outras pessoas têm acesso à lista de padrões escolhidos. Uma opção pode ser introduzir um gerenciador de senhas, mas a abordagem de anotar a senha ou frase e mantê-la em um lugar seguro, separado do dispositivo, costuma ser a solução mais prática para as famílias.

Segurança do dispositivo

Um pré-requisito para estudar em casa é um dispositivo seguro. É importante checar se os dispositivos estão totalmente corrigidos e atualizados e se têm um software de segurança de boa qualidade instalado.

A Sophos possui soluções que fornecem segurança cibernética de nível empresarial para computadores pessoais com Windows, Macs e telefones Android, incluindo filtragem da web. Também é possível gerenciar a proteção de vários dispositivos a partir de uma única conta, tornando mais fácil manter todos os computadores e telefones da família protegidos.

Privacidade

O ensino em casa é um bom motivo para conversar sobre privacidade digital com a família. Há muitas etapas a serem seguidas para manter a privacidade on-line, incluindo:

  • Verificar as configurações de permissão do navegador. Certificar-se de que o local, a câmera, o microfone e as notificações estejam definidos como “Perguntar antes de acessar” (ou texto semelhante).

  • Usando as opções de privacidade em dispositivos iOS e Android. É importante ler as dicas de privacidade do iOS 14 e do Android 11 — os 5 principais itens a serem verificados para obter conselhos práticos da equipe da Sophos.

  • Cuidado com a câmera ligada. Estar atento ao que está em segundo plano quando uma câmera estiver ativa. Não permitir que aplicativos ou sites acessem a câmera, a menos que seja preciso, e não revelar nada que não deveria.

Wi-Fi doméstico

Vale a pena dedicar alguns minutos para verificar se a rede Wi-Fi doméstica escolhida é segura, tanto para proteger informações pessoais quanto, se um membro da família estiver trabalhando em casa, para a rede da empresa.

Depois que um invasor tem um ponto de apoio em um dispositivo dentro de uma rede, é muito mais fácil para ele espionar o que está acontecendo na vida digital de uma família, bem como invadir outros dispositivos, incluindo um laptop pessoal ou de trabalho.

Ser proativo

Gerenciar a educação em casa junto com tudo o mais é um grande esforço para a maioria das famílias e pode ser difícil encontrar tempo e energia para se concentrar em uma boa segurança. Se isso parece familiar, é recomendado reservar algum tempo no fim de semana, quando há menos pressão para entregar os trabalhos escolares. Muitos dos itens abordados aqui só precisam ser configurados uma vez.

A educação é, como sempre, a chave para uma boa segurança. Uma vantagem inesperada na educação em casa é que o aumento do número de refeições compartilhadas oferece a oportunidade perfeita para falar sobre segurança e privacidade em família.

Website: https://www.sophos.com/en-us.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *