Atibaia – SP 25/6/2021 –

O avanço é promissor para empresas que buscam práticas sustentáveis, como a fabricação de produto biodegradável.

Várias foram as novas práticas adotadas durante a pandemia. Entre as positivas, destaca-se o cuidado com o meio ambiente, conforme um estudo da Prefeitura de São Paulo, que constatou um aumento de 12% na coleta seletiva. Mais conscientes, os consumidores têm também buscado adquirir produtos biodegradáveis e repensar seus hábitos de consumo, para uma natureza mais limpa.

Que o meio ambiente tem sido uma pauta recorrente nos assuntos dos brasileiros é fato, mas a prova disso foi uma pesquisa realizada por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), da cidade de São Paulo, que registrou um crescimento histórico nos números de coleta seletiva durante o primeiro ano de quarentena. Houve um aumento de 12% durante 2020, quando foram coletadas cerca de 92,6 mil toneladas de recicláveis, contra 82,4 mil toneladas no período anterior, um aumento de 10,1 mil toneladas.

Conforme divulgado no site do município, o levantamento teve por objetivo compreender o impacto da pandemia do novo coronavírus nos resíduos sólidos coletados na capital. Para tanto, compararam-se os dados atuais com os do ano anterior, em relação à coleta seletiva.

Isso indica que o isolamento social, de alguma maneira, contribuiu para a população repensar seus hábitos e adotar novas práticas sustentáveis. Para Gustavo Ferreira, CEO da fabricante de canudos de papel Canubio, a preocupação constante em permitir um ecossistema cada dia mais renovável é dever de todos. “Nós enquanto empresa pensamos nisso ao fabricar canudos biodegradáveis. Os clientes, por sua vez, também têm sua contrapartida, de adotar a coleta seletiva em suas casas e estabelecimentos. Isso significa descartar os produtos recicláveis de maneira correta e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”, ponderou.

Um ótimo estímulo para quem ainda não aderiu às práticas ambientais é o exemplo. Ferreira pondera que este é um exercício diário de conscientização. “É possível ter esperança quando o assunto são os recursos sustentáveis. Embora os estragos já tenham chegado a altos patamares, com a contribuição de todos, esse quadro pode ser revertido, mesmo que de médio a longo prazo. Porém, é preciso que as ações sejam iniciadas agora”, disse.

O empresário ainda reforçou que as escolhas são grandes aliadas desse processo de despoluição. “Ao escolher comprar canudos de papel biodegradáveis, por exemplo, os impactos ao meio ambiente são menos nocivos que o plástico, desde que enviado para a reciclagem”, afirmou o CEO da Canubio, reforçando a importância da responsabilidade ambiental de cada um.

A coleta seletiva consiste no descarte separado de lixo comum e lixo reciclável. É por meio dela que a destinação de cada resíduo é feita de maneira apropriada. Evitar misturar os materiais também é uma prática necessária para que a reciclagem seja otimizada. Especialmente neste período de pandemia, é importante salientar que luvas e máscaras de proteção devem ser descartadas no lixo comum, pois correm o risco de estarem contaminadas, colocando em risco os profissionais que atuam com a coleta.

Website: http://www.canubio.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *