São Paulo – SP 2/2/2021 –

Evitar o contágio da Covid-19 no ambiente de trabalho pode parecer um desafio, mas o segredo é utilizar os meios corretos.

O ano de 2020 trouxe um difícil cenário. A Covid-19 mudou o funcionamento das cidades, fechou escolas, hotéis, bares e restaurantes. Trouxe a necessidade do trabalho remoto e parou a economia, fazendo com que muitas empresas e negócios precisassem se reinventar ou fechar suas portas temporariamente. Há algum tempo, porém, os estados e municípios têm permitido o retorno gradativo das atividades, sempre respeitando as devidas regras sanitárias para evitar o contágio da Covid-19.

Os impactos da Covid-19 nos empregos

De acordo com a Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a pandemia resultou em mais de 600 mil trabalhadores demitidos, cerca de 25% dos estabelecimentos fechados e faturamento médio menor que 80%. Desde o início da crise, o funcionamento dos setores tem sido acompanhado de cuidados especiais de prevenção à doença.

Oferecer um ambiente seguro para o cliente é importante e necessário para a abertura do local, porém, os que estão mais vulneráveis dentro do estabelecimento são os colaboradores. Por isso, a Weinberger, fabricante de escovas de limpeza, recomenda que a higienização dos espaços seja realizada mais vezes do que o habitual, justamente para garantir que o vírus não circule entre os funcionários.

Dicas para uma limpeza eficaz contra a Covid-19

Existem algumas técnicas que orientam os profissionais sobre como realizar uma higienização mais eficaz. A recomendação é de que comecem a limpar de cima para baixo; do fundo para a porta e em um único sentido. Para isso serão necessários alguns materiais como: esponjas, escovas, vassouras, rodos, panos. “A limpeza é um assunto bastante sério que tem por finalidade não só controlar a disseminação da doença como melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou Jefferson Heinz, CEO da Weinberger, que recomenda dividir os colaboradores por setor para não infringir a regra da aglomeração.

Para a empresa, é preciso investir na qualidade dos materiais e capacitação dos responsáveis pela limpeza, garantindo resultados melhores. O setor de limpeza é o responsável por um dos procedimentos mais importantes no controle da contaminação cruzada. Por isso, seu trabalho deve ser aplicado com ainda mais rigor neste período de pandemia.

“A eficiência na limpeza é fundamental e contribui para a prevenção dos trabalhadores contra a Covid-19”, destaca Heinz. O uso de uniformes e equipamentos de proteção aliados a treinamento e equipamentos adequados são capazes de trazer maior sensação de limpeza para o local. Diante do enfrentamento da pandemia, isso transmite também segurança a clientes e colaboradores.

A limpeza mais frequente e minuciosa nesses locais é imprescindível para evitar a disseminação da doença. Para começar, é necessário intensificar a rotina de limpeza em superfícies bastante tocadas tais como: maçanetas, corrimões, saboneteiras, torneiras, interruptores de luz, bancadas, entre outros. E não apenas pelos profissionais de limpeza. Neste caso, cada um pode fazer a sua parte.

Determinar o distanciamento entre os colaboradores, estar atento ao uso de máscara e disponibilizar álcool em gel também são medidas previstas pelas autoridades e que garantem a segurança de todos. “Mesmo após a chegada da vacina, a tendência é que as noções de higiene permaneçam. Este foi um hábito introduzido no brasileiro de maneira forçada, mas que trouxe um grande valor”, finaliza o CEO da Weinberger, lembrando que esta é uma prática necessária e importante, independentemente de doenças e cumprimento de legislações.

Website: https://www.weinberger.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *