São Paulo 16/8/2021 –

Com o confinamento obrigatório em razão da Covid-19, o engenheiro Reinaldo Moura utilizou o tempo ocioso para escrever sua autobiografia

Criador do Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais (IMAM), uma “startup” para o seu tempo (idos de 1979), Reinaldo Moura tem muita história para contar. Por conta da pandemia, foi obrigado a ficar confinado em um sítio e daí surgiu a ideia de escrever sua autobiografia.

Nascido em São Paulo, Moura vem de uma família humilde, de pais lavradores. A fundação do instituto foi um desafio, sem ajuda ou aporte de banco ou instituição financeira. O espírito empreendedor ajudou em todo o processo. “Quem empreende mobiliza e gerencia recursos para gerar valor”, diz o engenheiro.

Durante os 41 anos do IMAM, Moura acompanhou o surgimento e a transformação de diversas tecnologias. A instituição sempre esteve envolvida com as modernas técnicas de gestão e administração do fluxo de materiais, reunindo técnicas avançadas que o IMAM dissemina por meio de livros, cursos.

O engenheiro é o pioneiro na introdução de conceitos de fabricação e gestão logística no Brasil, tais como: Intralogística, JIT – Just-In-Time/Lean, Kanban, Housekeeping – 5S, entre outros.

Também criou a MOVIMAT, feira de negócios em intralogística, e foi professor em instituições, como a FEI – Faculdade de Engenharia Industrial; Instituto Mauá de Tecnologia e Instituto Mackenzie, entre outras universidades.

O livro “Uma Autobiografia dos meus 70 anos” foi editado pelo próprio IMAM. Combinando ambiente familiar e profissional, a obra relata as viagens internacionais que contribuíram para o avanço da Supply Chain, Logística e Lean no Brasil.

Também aborda as iniciativas pioneiras e os relacionamentos com profissionais consagrados, que ajudaram a IMAM a implantar metodologias consagradas, como o TPS – Toyota Production System.

A leitura é recomendada para os novos empreendedores e para as novas gerações, que podem utilizar as experiências do autor para entender melhor o universo da logística e da vida corporativa de forma geral.

Mais informações: www.imam.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *