São Paulo – SP 29/1/2021 – A partir dos bastidores de Pequeno Segredo, espero inspirar e apoiar aqueles que também sonham em fazer cinema.

Obra traz depoimentos de grandes nomes da indústria, entre eles, Barrie M. Osborne, Brigitte Broch, Julia Lemmertz, Marcos Bernstein e Fionnula Flanagan. Parte da tiragem será distribuída gratuitamente e outra com preços acessíveis.

Quanto tempo leva para desenvolver um filme – da ideia ao lançamento e uma campanha rumo ao Oscar? Como atuam os profissionais nos bastidores que se somam aos talentos expostos na tela grande? Da inspiração à tela – A jornada de um filme, novo livro do cineasta David Schurmann, resgata o início de um grande sonho, em 2008, até sua projeção internacional a partir de 2016. Com tiragem inicial de 3 mil exemplares, a obra é dedicada a futuros cineastas e a todos os cinéfilos interessados em conhecer as etapas de uma produção cinematográfica. Para facilitar o acesso aos estudantes da Sétima Arte, 1,2 mil exemplares serão distribuídos para instituições de ensino de cinema, como a UnB – Universidade de Brasília e a UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e bibliotecas públicas localizadas em todas as regiões do país.

Para tornar o livro ainda mais acessível, 600 exemplares estarão à venda inicialmente a apenas R$ 10,00 cada + frete. Em seguida, demais unidades da primeira tiragem estarão à venda a R$ 15,00 + frete. Sempre pela Amazon. “Com o patrocínio da Fairfax Brasil Seguros Corporativos, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura vinculada ao Ministério do Turismo, conseguimos produzir o livro dentro dos padrões das publicações de arte e ainda assim disponível a preços mais populares. Estou muito orgulhoso em democratizar o acesso de uma obra nesse padrão”, comemora David. Da inspiração à tela – A jornada de um filme tem capa dura com acabamento especial, páginas internas impressas em papel couchê fosco 150g/m2, acabamento 4 x 0, Verniz localizado, mede 21cm x 25cm e pesa 1kg. O livro conta ainda com versão acessível produzida pela equipe da reconhecida Fundação Dorina Nowill para Cegos, que passa a integrar também o acervo gratuito da Dorinateca para pessoas com deficiência visual.

“Ao iniciar a minha jornada no cinema, ainda bem jovem, li alguns livros que me inspiraram e me esclareceram sobre como os filmes eram feitos, com dicas e ‘causos’ de profissionais da área. Aquilo me ajudou muito a chegar aonde estou. A partir dos bastidores de Pequeno Segredo, espero fazer o mesmo com esse livro: inspirar! Compartilhando, desmistificando e buscando apoiar aqueles que também sonham em fazer cinema”, conta David. Da inspiração à tela – A jornada de um filme busca contar – a partir da ótica pessoal – a jornada do diretor e como é fazer um longa-metragem. Mas o livro não deve ser visto como um manual. De acordo com o autor, “a publicação não aponta certo ou errado, porque nessa arte as regras existem para serem quebradas, sempre. É só a minha visão, do que aprendi e vivenciei, de como e o que me ajudou no meu caminho até aqui”.

A jornada de um filme envolve dezenas de profissionais de diferentes áreas. Em seu novo livro, David também traz alguns companheiros do Brasil e do exterior, que se destacaram nos bastidores de Pequeno Segredo, para aprofundarem as experiências em suas respectivas áreas. Assim, a obra conta com as participações de André Franco (Efeitos especiais produção), Antonio Pinto (Trilha sonora), Ariadne Mazzetti (Finalização), Belle Gasparini (Produção), Brigitte Broch (Direção de Arte), Bruno Costa (Produtor de Elenco), Erroll Shand (Ator), Fionnula Flanagan (Atriz), Gustavo Giani (Montagem), Inti Briones (Direção de fotografia), João Roni (Produção), Julia Lemmertz (Atriz), Kity Féo (Assistente de direção), Laurent Cardon (Storyboard), Luiz Adelmo (Edição de Som), Marcelo Siqueira, o Sica (Efeitos especiais e pós-produção), Marcos Bernstein (Roteiro), Mariana Goulart (Atriz) e Rodrigo Ferrante (Finalização de Som).

Com 192 páginas, Da inspiração à tela – A jornada de um filme conta ainda com a participação do “padrinho” do filme, Barrie M. Osborne – um dos mais importantes produtores de cinema da atualidade, premiado com o Oscar de Melhor Filme por O Senhor dos Anéis, além de inúmeros outros prêmios e indicações por longas como Apocalypse Now, O Grande Gatsby, Matrix, Cotton Club e Dick Trace. “Eu conheci o David Schurmann em Cannes, onde estávamos reunidos com vários distribuidores e financiadores internacionais para definir os projetos que poderíamos desenvolver na época. Seu Pequeno Segredo me cativou na hora! É uma história humana e emocional muito poderosa e que envolveu muitas velejadas, algo que eu também adoro. O filme foi ambientado parcialmente na Nova Zelândia, país onde passei muitos anos produzindo filmes, principalmente a trilogia O Senhor dos Anéis. Fiquei imediatamente atraído pela produção de Pequeno Segredo e me ofereci para ajudar”, lembra Barrie.

Se o cinema é feito de imagens, Da inspiração à tela – A jornada de um filme conta com muitos registros de bastidores, incluindo foto da primeira versão do roteiro, de 2008, passando pelos desenhos primorosos de story/shootingboard até o tratamento final das cenas exibidas, então, na tela grande. Com projeto gráfico e diagramação de André Hellmeister, do Estúdio Collages, o livro reúne informações, dados, relatos e imagens que ilustram todas as etapas de um filme – até sua campanha internacional, após ser eleito para representar o Brasil no Oscar. “Tenho a certeza de que a leitura desse livro poderá oferecer uma nova e mais completa visão sobre a arte de se fazer bons filmes a todos aqueles que, como eu, são apaixonados por cinema”, afirma Barrie M. Osborne. Vale ressaltar que Da inspiração à tela – A jornada de um filme conta com a Mandacaru na produção geral e Edson Warren na redação e edição de textos. E, antes ou após a leitura do livro, os interessados em ver ou rever o filme encontram Pequeno Segredo disponível, neste momento, nas plataformas digitais GooglePlay, Net Now e YouTube Play.

Website: http://dainspiracaoatela.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *