Brasil 18/5/2021 – O ITCN é uma entidade de pesquisa e divulgação científica e acadêmica sobre sistema financeiro, meios de pagamento e tecnologia bancária.

Termina dia 31 de maio o prazo para envio ao ITCN (Instituto de Estudos Estratégicos de Tecnologia e Ciclo do Numerário) dos resumos de artigos para o I Congresso ITCN de Meios de Pagamento e o Futuro do Dinheiro. O evento será realizado de maneira virtual no início de setembro. Estudantes e profissionais de Economia, Direito, Administração, Ciências Sociais e áreas correlatas podem participar.

Estudantes e profissionais de Economia, Direito, Administração, Ciências Sociais e áreas relacionadas interessados em participar do I Congresso do Instituto de Estudos Estratégicos de Tecnologia e Ciclo de Numerário (ITCN) têm até o dia 31 de maio para submeter resumos de artigos para avaliação.

O tema do evento – que ocorrerá nos dias 2 e 3 de setembro, com a participação de especialistas do mercado, integrantes de órgãos públicos e pesquisadores – é “Meios de Pagamento e o Futuro do Dinheiro”. Todos os autores dos artigos selecionados pelo Comitê Organizador estarão automaticamente inscritos para participação no encontro.

“O ITCN pretende se firmar como Think Tank do setor de ciclo e gestão de
numerário, bem como dos assuntos correlatos ao setor, a exemplo de novos meios de pagamento, Open Banking e moedas digitais”, afirma Luiza Veronese Lacava, consultora de Relações Governamentais do ITCN.

De acordo com ela, o Instituto se coloca como ator relevante nesses debates, produzindo conteúdo de qualidade, sério e confiável, para que seus posicionamentos ganhem destaque e influenciem os tomadores de decisão e a formulação de políticas públicas.

“Nesse sentido, o Congresso ‘Meios de Pagamento e o Futuro do Dinheiro’ vem para reafirmar a posição do ITCN como órgão de produção acadêmica respeitável, que congrega professores, pesquisadores, e atores do setores privado e público interessados nessas questões”, complementa Luiza.

O evento contará com transmissão ao vivo, e os vídeos permanecerão no canal do ITCN no YouTube, de modo que as discussões possam ser acessadas posteriormente. Também será lançado um livro contendo os artigos de autores convidados, bem como os melhores textos submetidos ao Congresso.

Os trabalhos precisam abordar alguma das seguintes linhas:

– “A Importância do Dinheiro em Espécie, Ontem e Hoje – Mudanças e continuidades no uso do papel moeda no Brasil e no mundo”;

– “Regulação e Meios de Pagamento – O papel do Banco Central, agências de regulação econômica e legislação no contexto dos meios de pagamento”;

– “Inovação, Novas Tecnologias e Meios de Pagamento Digitais – A ampliação do uso e da oferta de meios de pagamento digitais no contexto brasileiro”;

– “Educação Financeira, Endividamento e Meios de Pagamento em Sociedade – O desafio de pensar desenvolvimento no contexto social e econômico brasileiros”.

Acesse o edital em: http://bit.ly/EditalCongressoITCN

Website: http://bit.ly/EditalCongressoITCN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *