São Paulo, SP 7/12/2021 –

A tecnologia 5G está se tornando cada vez mais real no país. Mas o que isso impacta a nuvem? Na opinião do especialista Adriano Filadoro, CEO da Online Data Cloud (SP), o conceito de computação em nuvem foi introduzido justamente porque é preciso tornar acessíveis – de forma organizada – uma grande quantidade de dados processados diariamente nas empresas. “Termos como cloud computing, multicloud e nuvem computacional, entre outros, estão diretamente ligados à forma como a nuvem é usada para armazenar enorme quantidade de dados. Portanto, quanto mais rápida for a conectividade, melhor – já que o volume de dados cresce continuamente. A combinação entre 5G e multicloud levará as empresas a outro patamar, podendo aumentar consideravelmente a transmissão dos dados e em maior velocidade. Nesse sentido, para os negócios, 5G e nuvem são grandes aliados”, diz Filadoro.

A seguir, o executivo elenca cinco mudanças na nuvem provocadas pelo 5G:

1. Amplo acesso à nuvem. “A primeira mudança que poderá ser observada é que mais localidades terão acesso à nuvem. Se hoje áreas rurais ou pouco povoadas sofrem com sinal de internet, com o surgimento do 5G cresce a esperança de que empresas nessas áreas fiquem livres dos problemas de armazenamento de dados e velocidade, aproveitando a computação em nuvem. Como consequência, os negócios nessas áreas terão um impulso significativo”.

2. Aumento de segurança. “Sabemos que, hoje, para cada solução há um ou mais meios de quebra de segurança. Crackers podem de fato prejudicar muitos sistemas, violando firewalls e obtendo informações confidenciais de governos e empresas. A combinação do 5G com a computação em nuvem fará com que o sistema fique mais seguro e protegido, ajudando empresas a se protegerem de ataques cibernéticos”.

3. Transferência de dados ultrarrápida. “O impacto mais relevante do 5G na computação em nuvem será a velocidade sem precedentes na transferência de dados. Muitos segmentos da indústria vão se beneficiar grandemente com essa tecnologia, já que a produtividade em muitos setores vai aumentar e os negócios serão fortemente impulsionados”.

4. Operações industriais racionalizadas. “O 5G tornará todas as operações e processos produtivos mais rápidos e simplificados. Isso será altamente benéfico para as indústrias – principalmente aquelas que utilizam a nuvem para gerenciar seus dados em tempo real. Elas poderão tirar grande proveito da confiabilidade e velocidade do 5G, principalmente no gerenciamento da carga de trabalho. Essa tecnologia tornará o controle de estoque, monitoramento de pedidos e rastreamento de entrega mais fácil de realizar em uma plataforma”.

5. Internet das coisas mais acessível. A Internet das coisas (IoT) será potencializada pelo 5G, tornando o acesso do sistema à infraestrutura em nuvem mais rápido e simples. Hoje, o wi-fi suporta conectividade com a internet para um determinado número de dispositivos dentro de um intervalo específico. Já o 5G certamente irá abranger uma ampla gama de dispositivos conectados. Com sua capacidade muito maior, tornará o processo de produção, as cadeias de valor e o monitoramento remoto mais eficazes. A parceria entre computação em nuvem e 5G tornará mais fácil para as indústrias e empresas armazenar, reunir e obter insights de uma ampla variedade de fontes a custos bem razoáveis”.

Fonte: Adriano Filadoro, especialista em TI, CEO da Online Data Cloud.

Website: http://www.onlinedatacloud.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *