Campinas, SP 6/4/2021 –

A gestão de processos alinha 12 benefícios para que o planejamento estratégico de uma empresa possibilite o aumento do desempenho e, ao mesmo tempo, tire o máximo de proveito dos seus recursos, promovendo assim a melhoria contínua

A gestão de processos também chamada BPM – Business Process Management, engloba todo o gerenciamento de um negócio através de controle de processos e metodologias estratégicas. Aplicando a gestão de processos à empresa, torna-se possível a promoção e o equilíbrio do alto desempenho dos processos e projetos, ao passo que cria uma interface de acompanhamento mais organizada entre eles.

Em uma empresa, é essencial que cada atividade siga um procedimento. Isso ajuda na padronização, previsibilidade e controle de falhas. O POP é uma ferramenta extremamente útil na gestão de processos, afinal, cada processo deve ser gerenciado de uma forma específica, desde o início até o momento em que gera um resultado. Mas com esse documento em mãos, como enxergar a lógica de um processo? E como controlar as diversas funções e atribuições ligadas a ele?

Segundo a empresa de treinamentos e consultoria FM2S, o SIPOC é uma das ferramentas da qualidade que o ajuda nisso. Essa ferramenta possibilita aos gestores controlar a empresa através da união de seus departamentos, analisando e equilibrando esforços para identificar e atingir os objetivos específicos de ponta a ponta. Outra ferramenta bastante útil nesses casos é a planilha PDCA , uma das protagonistas da metodologia Seis Sigma.

Em suma, a gestão de processos trata a empresa como um organismo vivo, cheio de subsistemas dependentes entre si. E é aí que surgem os 12 benefícios, pois a gestão de processos permite:

Melhor conhecer e tangibilizar o negócio;
Estabelecer processos claros e bem definidos;
Mensurar resultados mais de perto e com maior frequência;
Conferir maior rapidez e assertividade no processo de tomada de decisões;
Reduzir custos fixos e variáveis;
Otimizar o tempo dos projetos e atividades rotineiras;
Aumentar a satisfação dos clientes;
Melhor distribuir os recursos e ativos;
Padronizar processos;
Consolidar as funções e melhor delegar responsabilidades;
Automatizar os processos;
Sugerir processos de mais-valia a organização.

No mais, é válido ressaltar que a gestão de processos não consiste em uma metodologia apenas, mas sim em uma jornada gerencial, em que a disciplina é a grande responsável pelas melhores práticas de administrar processos.

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