11/2/2021 – O trabalho remoto não ampliou apenas a liberdade de escolha dos trabalhadores, ele também possibilitou qualidade vida e equilíbrio nos âmbitos profissional

Uma pesquisa recente mostra que 73% das corporações brasileiras tendem a instituir definitivamente o home office como uma prática em suas rotinas de trabalho – sejam elas híbridas, modulares ou disruptivas.

Com as restrições de circulação de pessoas impostas pela pandemia da Covid-19, o trabalho remoto, que já era tendência, ganhou ainda mais notoriedade. A tecnologia, por meio de plataformas como WhatsApp, Zoom, Google Meet, Trello, Dropbox, Google Drive e outros, permitiu o distanciamento social dentro dos ambientes corporativos. Segundo o IBGE, em 2020 aproximadamente nove milhões de colaboradores puderam seguir trabalhando à distância graças a tecnologia. E a possibilidade de manter a rotina profissional estando em qualquer lugar – o anywhere office – também está mostrando que é possível aliar produtividade e bem-estar.

A adoção de jornada flexível já estava em uma curva ascendente, segundo pesquisa da Internacional Workplace Group (IWG); agora muitas empresas estão planejando em adotar essa dinâmica de forma permanente. Uma pesquisa realizada pela cervejaria Corona em parceria com a Box1824 mostrou que mais de 73% das empresas brasileiras pretendem instituir o home office como prática definitiva pós-pandemia, sendo elas em jornadas híbridas (alguns dias por semana no escritório), modulares (períodos alternados, como um mês sim, outro não) ou disruptivas (trabalho 100% remoto).

A principal característica dessa nova dinâmica laboral é que qualquer ambiente é um espaço de trabalho, seja em casa, no parque, na praia ou em um espaço de coworking. “O trabalho remoto não ampliou apenas a liberdade de escolha dos trabalhadores, ele também possibilitou qualidade vida e equilíbrio nos âmbitos profissional, pessoal e mental; cuidar desses aspectos é fundamental para um bom desempenho profissional e para viver com satisfação”, explica o especialista em tecnologias disruptivas Arie Halpern.

Trabalho de qualquer lugar
O conceito de anywhere office amplia as possiblidades de conexão à distância e permite que os colaboradores tenham mais liberdade em suas rotinas profissionais. Além disso, pode contribuir para que as empresa diversifiquem suas equipes: profissionais de diferentes cidades ou até países podem fazer parte de um mesmo projeto, com apoio das tecnologias de conexão, compartilhamento de dados e computação em nuvem.

“Muitas empresas e empresários não acreditavam que a produtividade seria mantida no trabalho à distância e muito menos que essa realidade chegaria tão rápido, mas felizmente se adaptaram e hoje, além de terem atingido suas metas, superaram suas próprias expectativas “, conclui Halpern. Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), 94% das empresas brasileiras afirmam que atingiram ou superaram suas metas.

Website: http://www.ariehalpern.com.br/anywhere-office-e-as-novas-perspectivas-de-trabalho-a-distancia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *