Lajeado, RS 3/2/2021 – A Trilha de Carreiras é um dos grandes diferenciais da Univates para seus estudantes do ensino híbrido pelo fato de ser um Projeto-Modelo para as Universidades.

Iniciativa de instituições de ensino como a da Univates auxiliam na contratação de estudantes

O ano de 2020 foi marcado por um período de intensas mudanças no que se refere à carreira profissional. Devido à pandemia causada pelo Coronavírus, mais de 255 milhões de pessoas no mundo perderam seus postos de trabalho, conforme divulgou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em janeiro. A expectativa da própria OIT é que haja uma forte recuperação na segunda metade de 2021. Para reingressar ou se manter no mercado de trabalho, muitos precisaram se reinventar e buscar novas oportunidades.

Independentemente da situação, a formação continua sendo fundamental para quem deseja atingir seus objetivos profissionais e ainda garante melhor remuneração, chegando a ser 144% maior no Brasil para quem tem ensino superior, em relação a quem tem apenas o Ensino Médio concluído, conforme o relatório mais recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2020. Nesse sentido, um planejamento de carreira pode garantir maior controle sobre as tomadas de decisão, além de assegurar o aumento do senso de organização e foco e potencializar a motivação pessoal. E é justamente para isso que existem as consultorias de carreiras, um serviço que busca, por meio de reflexões, planejamentos e ações, auxiliar a pessoa em seu desenvolvimento profissional.

E foi com o propósito de auxiliar os seus estudantes, facilitando o ingresso deles no mercado de trabalho, que a Universidade do Vale do Taquari – Univates criou, em 2008, o que hoje se chama Central de Carreiras da Univates. O setor atua como uma consultoria para carreira profissional, além de realizar a divulgação das vagas de emprego e estágios disponíveis na região do Vale do Taquari, onde a Universidade fica localizada. Só em 2020, mais de 1.800 oportunidades foram disponibilizadas para os estudantes e diplomados dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Técnicos ofertados pela Instituição.

Para facilitar a colocação dos estudantes no mercado, a Central de Carreiras realiza atendimentos individuais de orientação profissional, apoio para construção do currículo e preparação para entrevista. Outro serviço disponibilizado é a Trilha de Carreiras, serviço que busca promover uma série de ações que visam a desenvolver o estudante no que se refere às suas escolhas profissionais.

A Trilha de Carreiras
A Trilha está divida em três principais etapas: a primeira etapa se refere à busca de autoconhecimento e identificação ocupacional; na segunda etapa os estudantes têm o acompanhamento profissional visando à sua colocação no mercado de trabalho, com orientações para construir seu posicionamento profissional, construção de networking e de planejamento financeiro; e por fim, na fase final da trilha é realizada a construção do plano de carreira do estudante e haverá participação em mentorias.

Todas as etapas estão integradas aos Ateliês, módulo onde os estudantes do Aula+, modelo de ensino híbrido da Univates, realizam atividades práticas e de experimentação. Essa integração conta com a utilização de ferramentas, dinâmicas, materiais e eventos mediados por especialistas da área de carreiras da Univates, bem como com a parceria de mentores e empresas da Região.

De acordo com a consultora de carreiras da Univates, Ana Luisa Freitag, o acompanhamento oferecido pela Instituição permite que o estudante ingresse no mercado de trabalho de uma maneira mais segura e planejada. “A Trilha de Carreiras é um dos grandes diferenciais que a Univates proporcionará aos seus estudantes do ensino híbrido pelo fato de ser um Projeto-Modelo para as Universidades. Os estudantes têm todo o acompanhamento necessário de especialistas para o desenvolvimento de sua carreira desde o início da sua graduação”, salienta.

O que é o Aula+
Aula+ é a nova proposta pedagógica e curricular da Universidade do Vale do Taquari – Univates para os seus cursos de graduação. No novo formato de ensino híbrido, o estudante não precisa estar na Universidade todos os dias da semana. A proposta híbrida é única e cada curso de graduação presencial pode ser composto de até 40% da carga horária na modalidade a distância. Além disso, as aulas serão organizadas de forma transversal em Seminários e Ateliês, e não mais em disciplinas.

Website: https://www.univates.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *