São Paulo – SP 6/10/2021 – Cerca de 30% dos pacientes com mielofibrose não apresentam sinais e descobrem que são portadores da doença em exames de rotina.

Iniciativa, desenvolvida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, alerta sobre os sinais silenciosos deste tipo de tumor de sangue

A mielofibrose é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea. A doença, diagnosticada mais comumente em pessoas acima dos 50 anos, tem como característica principal a produção defeituosa das células-tronco, responsáveis pela origem de todos os componentes do sangue.

Cerca de 30% dos pacientes não apresentam sinais e descobrem que são portadores da doença em exames de rotina. Por isso, a Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia lança a campanha “Vamos quebrar o silêncio da mielofibrose”.

Entre os sintomas mais incidentes estão o cansaço excessivo e progressivo; fraqueza; aumento do baço e do fígado, acompanhado de dor ou volume abaixo das costelas à esquerda; anemia; palidez; febre; sudorese noturna; emagrecimento e perda de apetite; dor óssea e nas articulações.

A mielofibrose tem tratamento, sendo o principal um tipo de terapia-alvo responsável pelo combate à mutação genética JAK2, presente na maior parte dos casos. A única terapia curativa é o transplante de medula óssea alogênico.

“O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente tenha acesso ao tratamento correto e apresente melhores resultados clínicos. Por isso, precisamos informar a população sobre a mielofibrose e os possíveis sinais da doença”, afirma a presidente da Abrale, Merula Steagall.

Website: https://www.abrale.org.br/doencas/mielofibrose/o-que-e/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *