São Paulo,SP 17/9/2021 –

É mais fácil manter o orçamento livre de dívidas quando se dispõe de uma reserva financeira.

Criar e manter uma reserva financeira é, sem sombra de dúvidas, uma das primeiras sugestões de qualquer pessoa com alto nível de educação financeira. A reserva financeira é uma parte da receita financeira que será poupada ao longo de um determinado período para a criação de um fundo de emergência.

Esse dinheiro pode ser utilizado em diversas finalidades – desde cobrir despesas emergenciais e inesperadas, até um melhor padrão de vida no futuro. A reserva financeira será de grande importância para evitar o chamado orçamento apertado.

Uma das grandes dificuldades das pessoas é manter o controle financeiro e o domínio do próprio orçamento quando imprevistos ocorrem. Dessa forma, é mais fácil manter o orçamento livre de dívidas quando se dispõe de uma reserva financeira, que poderá ser usada nesses momentos adversos e que não estavam previstos no orçamento.

Reserva financeira e pandemia

A pandemia trouxe um fato interessante na economia brasileira: os brasileiros passaram a substituir o sonho da casa própria pela reserva de emergência. Ou seja, o destino das economias dos brasileiros passou a ser a reserva de emergência. Essa é uma consequência direta do período de incertezas causado pela pandemia, bem como a capacidade da reserva financeira oferecer uma maior segurança nesses cenários.

Na pesquisa Raio X do Investidor, feita em uma parceria entre Anbima e Datafolha, ficou evidenciado a queda no número de compras de imóvel e terreno pelos brasileiros como resultado de aplicações financeiras. Esse percentual de investimento passou de 35%, em 2019, para 26%, em 2020. Essa queda foi puxada, principalmente, pelas classes C e B, como destaca a pesquisa.

O resultado foi o fato de que esse recuo no sonho de comprar a casa própria com o dinheiro poupado ficou quase empatado com o objetivo de criar uma reserva financeira. Com isso, 27% dos entrevistados afirmaram terem priorizado guardar dinheiro em 2020. O mesmo resultado em 2019 registrou que apenas 17% dos entrevistados tinham o mesmo objetivo.

Além disso, outro ponto importante desta pesquisa é que a intenção de criar uma reserva de emergência aumentou em todas as classes sociais. Na classe A esse percentual foi de 11,8%, na classe B foi de 7,8%, a classe C registrou 11,1%.

Dicas para formar uma reserva financeira

A primeira dica é definir por quanto tempo poupar o dinheiro. Isso irá variar de acordo com o objetivo da pessoa que está poupando. A meta é juntar dinheiro suficiente para cobrir um ano de despesas fixas mensais? Então, basta calcular, de acordo com a quantia que será poupada mensalmente, quanto tempo será necessário para atingir essa meta.

Outra dica muito importante é saber como poupar o dinheiro. Por isso, é recomendável criar uma conta separada apenas com a finalidade de poupar o dinheiro da reserva de emergência. Isso evita que seja feita uma confusão entre o dinheiro disponível e a reserva de emergência, que acaba sendo utilizada de forma indevida.

É preciso criar um planejamento financeiro para que os gastos fiquem controlados. Não adianta poupar e manter uma reserva financeira e todo mês utilizar parte dessa reserva para cobrir um gasto. Ela não existe para isso, a reserva financeira deve ser utilizada em situações emergenciais ou para alcançar as metas traçadas.

Para elevar o nível de educação financeira e criar uma reserva de emergência é preciso eliminar os comportamentos financeiros inadequados. Por isso, fazer compras por impulso, gastar além do que o orçamento permite, ter um padrão de vida que não condiz com as próprias receitas mensais, fazer muitas dívidas e etc. são práticas que não ajudam no objetivo de construir uma reserva financeira.

Comunidade financeira do Bullla

O Bullla é uma fintech do setor financeiro digital que atua conectando pessoas por meio do empréstimo online entre pessoas físicas. Dentre as principais vantagens que o Bullla proporciona aos membros da sua comunidade financeira, destacam-se: empréstimos com taxas de juros diferenciadas; serviço oferecido de forma clara e transparente; serviço 100% online. Quem paga em dia no Bullla é recompensado com a chance de conseguir empréstimos futuros com taxas de juros mais atrativas.

Mais informações em https://www.bullla.com.br/

Website: https://www.bullla.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *