São Paulo, SP 13/5/2021 – O teste A/B é a comparação de variáveis para identificar quais alterações geram melhores resultados na página da empresa.

O teste A/B traz as possibilidades de aprimorar as estratégias de marketing, com base nos indicadores e estatísticas gerados pelo teste para avaliar quais resultados geram maior engajamento.

Fazer com que um plano de marketing gere resultados para a empresa não é tarefa fácil. É preciso levar em conta as necessidades da marca, posicionamento no mercado, objetivos, dentre outros fatores.

No entanto, mesmo levando em conta todas estas variáveis durante o plano de marketing, é preciso fazer testes e avaliar quais são os resultados que melhor geram engajamento. É nessa situação, portanto, que surge a importância do teste A/B.

Dentre os grandes benefícios do teste A/B, pode se mencionar a possibilidade de aprimorar as estratégias de marketing, com base nos indicadores e estatísticas gerados pelo teste. A Agência Legions apresenta informações de como fazer teste A/B, quais são os seus benefícios para a empresa e qual é o melhor momento para realizá-lo.

O que é teste A/B?

Para entender a importância do teste A/B na empresa, é preciso antes saber o que é esse teste. De maneira simples, pode-se dizer que o teste A/B é a comparação de variáveis para identificar quais alterações geram melhores resultados na página da empresa.

Com essa técnica, os resultados do plano de marketing digital tendem a ser mais efetivos, uma vez que é possível avaliar se a estratégia oferece melhor taxa de conversão (https://www.legions.biz/blog/plano-marketing-digital/).

Portanto, há alguns produtos que demandam mais testes do que outros. Landing page é um exemplo disso. Uma vez que a página tem como função principal atrair o público para os canais da empresa e atrair potenciais clientes.

Ademais, vale ressaltar que o teste A/B serve apenas para comparar dois elementos diferentes. No caso de comparações mais complexas, com diversas alternativas entre os modelos, o adequado é utilizar testes multivariados.

Por que testes A/B são essenciais para o negócio?

É inegável que o marketing digital tem bastante importância nos resultados da empresa. Para ser competitivo nos dias de hoje, é necessário ter estratégias de marketing digital.

Desse modo, é preciso adotar as melhores ferramentas do marketing para desenvolver o projeto. O teste A/B, por exemplo, é uma das ferramentas mais essenciais para o rendimento do negócio na internet.

Isso porque ele aprimora dois pilares do plano de marketing da empresa: precisão de resultados e conhecimento do público-alvo da marca.

O primeiro desses pilares, a precisão de resultados, permite que sejam feitos ajustes no plano. Na medida em que duas ideias podem ser testadas, é possível observar qual entrega mais conversões e dialoga melhor com o público. Além disso, o teste é baseado em ações reais dos usuários, não dependendo apenas de pesquisas, que podem ser distorcidas.

Em relação ao segundo pilar, o conhecimento do público-alvo, ele pode ser importante não apenas no teste A/B, mas também nas demais estratégias da empresa. Levando em conta que no mercado digital é preciso ter conhecimento aprofundado do público, o teste é mais uma forma de conhecer a reação e o comportamento deste diante às opções disponíveis.

Quando é necessário fazer o teste?

Tão importante quanto fazer o teste A/B é saber o momento adequado para aplicá-lo. Por mais que seja necessário buscar constantes melhorias na experiência do usuário, fazer mudanças frequentes pode gerar incômodo e até mesmo desconfiança.

Dessa forma, é interessante que o teste seja aplicado quando a taxa de conversão vem caindo, ou se não está atingindo resultados que os demais concorrentes alcançam.

Entretanto, vale ressaltar que, antes de efetuar o teste e oferecer as opções, é preciso fazer um estudo sobre as principais causas do baixo desempenho. Por vezes a landing page ou o e-mail marketing estão entregando um conteúdo satisfatório, mas para um público-alvo não aprimorado, por exemplo.

Ademais, saber o que testar também é relevante. A CTA (Call-to-Action) é uma ferramenta que lida diretamente com a taxa de conversão, por isso deve ser testada sempre que não entregar bons resultados. No mais, o que se deve incluir no teste A/B:

CTA;
Landing page;
Imagens e vídeos na página;
Títulos e subtítulos da página;
E-mail;
Formulários.

Como fazer teste A/B

Entendendo agora a importância do teste A/B no plano de marketing, é preciso saber como fazer o teste. Desse modo, a primeira dica é recorrer às plataformas especializadas no assunto.

A RD Station Marketing, por exemplo, é a principal referência no que diz respeito ao teste A/B em Landing Page e teste A/B no e-mail, pois entrega um relatório completo sobre a interação dos usuários, taxa de conversão, fluxo de acesso, dentre outros dados.

Além disso, o Google Optimize () é indicado para o teste A/B no site, ideal para analisar a CTA, formulários, imagens e demais conteúdos do site. O serviço é gratuito e pode ser utilizado de forma bastante simples.

Outro ponto importante sobre como fazer o teste é garantir um bom volume de amostra. Ou seja, no caso do teste ser no e-mail, disparar uma quantidade relevante de e-mails com as duas opções. A quantidade depende do total de pessoas que costumam receber os conteúdos da empresa.

Ademais, a Agência Legions (https://www.legions.biz/contato-agencia-legions/) conta uma equipe especializada no teste A/B, além de oferecer diversas ferramentas disponíveis no mercado.

Website: https://www.legions.biz/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *