Brasília, DF 24/2/2021 – Neste momento, quanto mais pessoas participarem de programas de farmacovigilância, mais elementos estarão disponíveis para garantir a segurança dos imunizantes

Quanto mais pessoas participarem, maior será a contribuição do projeto para a comunidade científica

As pesquisas para desenvolvimento de vacinas são divididas em fases. Uma delas, a quarta, acompanha os vacinados para observar possíveis eventos adversos depois que o produto é colocado no mercado. É a farmacovigilância.

“As empresas que desenvolveram as vacinas realizam a farmacovigilância. O Estado também realiza, vários atores fazem esse acompanhamento”, explica Fillipe Loures, médico do EuSaúde Responde Covid- 19, iniciativa sem fins lucrativos que disponibiliza um canal para tirar dúvidas sobre a doença e as vacinas e, também, para que os imunizados informem eventuais sintomas surgidos após a vacinação.

As vacinas contra Covid-19 são novas, foram desenvolvidas menos de um ano após o surgimento da doença. “Neste momento, quanto mais pessoas participarem de programas de farmacovigilância, mais elementos estarão disponíveis para garantir a segurança dos imunizantes”, é o que explica o profissional.

O atendimento na plataforma é iniciado por um bot, que faz perguntas básicas e a partir dessas informações, traça um perfil do usuário, que passa a relatar dados sobre sua saúde geral, como a ocorrência de sintomas da Covid-19 e de efeitos adversos potencialmente relacionados à vacina. Uma análise é feita pelo programa e, se necessário, um profissional da saúde passa a fazer o atendimento. A depender da gravidade dos sintomas informados, o paciente pode ser encaminhado para um atendimento médico presencial.

O EuSaúde Responde Covid-19 também disponibiliza um canal de tira-dúvidas sobre a vacinação. Lá, qualquer pessoa pode obter informações sobre quem pode tomar a vacina, quais reações adversas já foram relatadas pelos fabricantes e outras informações. Todos os serviços da plataforma são gratuitos e estão disponíveis 24horas por dia.

O acesso pode ser feito pelo site portal.eusaude.com.br/covid-19/ ou pelo WhatsApp 31 7132-0801.

Website: https://portal.eusaude.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *