São Paulo – SP 4/6/2021 – Entre as centenas de afluentes do Amazonas se encontra o maior número de espécies de peixes de água doce do mundo.

A Floresta Amazônica abriga cerca de 20% da fauna do planeta Terra.

A temática ambiental vem se posicionando e tomando forma nos últimos anos, passando pela ecologia, sustentabilidade e chegando, atualmente, aos conceitos de Economia Circular e ESG. “Mas, infelizmente entre 2015 e 2018, a área desmatada da Floresta Amazônica triplicou”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios (www.revistaecotour.news).

De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG), entre agosto de 2019 e julho de 2020 foi observado um aumento de 9,5% da área desmatada em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já no Pantanal, nos primeiros oito meses de 2020, foi registrado aumento de 205% nos focos de incêndio, comparando com o mesmo período de 2019.

Segundo pesquisa realizada no final de 2020 pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, em parceria com o Programa de Comunicação de Mudanças Climáticas da Universidade de Yale, proteger o meio ambiente é prioridade para 77% dos brasileiros. “Porém, algumas discussões sobre o tema ainda estão presos a conceitos sem fundamentos, confundindo as pessoas sobre o que realmente é eficaz nessa luta”, enfatiza Vininha F. Carvalho.

De acordo com um levantamento feito pela Opinion Box em 2019, 33% dos mais de 2.000 entrevistados disseram que se importam muito com as ações sustentáveis de uma marca e outros 55% afirmaram dar preferência a negócios reconhecidos pela responsabilidade ambiental.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado no dia 5 de junho, a Floresta Amazônica é sempre muito lembrada, pois é a maior do mundo e se estende por nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Ela abriga cerca de 20% da fauna do planeta Terra. O Rio Amazonas, o principal da região, com 6.600 Km de comprimento é responsável por 15% da descarga total de rios do mundo nos oceanos. Entre as centenas de afluentes do Amazonas se encontra o maior número de espécies de peixes de água doce do mundo.

Na Amazônia, há florestas de terra firme, floresta de igapó e floresta de várzea. Em cada uma é possível encontrar um tipo de flora diferente. Entre as espécies endêmicas se destacam a vitória-régia, o cacau-da-amazônia, a castanha-do-brasil, o cupuaçu e a seringueira.

Por ter a maior biodiversidade do mundo, a Amazônia abriga muitas espécies endêmicas, ou seja, que não são encontradas em outros lugares. Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter o equilíbrio ambiental do planeta.

A legislação ambiental no Brasil é bastante complexa e abrange todas as atividades de uma empresa: desde a extração da matéria prima até o consumidor final. Existem casos que vão além e, englobam o papel da logística reversa, abrangendo desde o descarte do consumidor até a indústria, para que o material tenha uma destinação sem impacto ambiental.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente precisa ser marcado pelo incentivo aos esforços da sociedade para gerar valores sustentáveis, contribuindo hoje para um amanhã mais promissor”, conclui Vininha F. Carvalho.

Website: http://www.revistaecotour.news

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *