Socorro, SP 3/5/2021 – O mercado de tecnologia e internet em geral, principalmente no Brasil, apresenta infinitas oportunidades, uma vez que falta mão de obra qualificada.

O ano de 2020 foi atípico. Contudo, micro e pequenas empresas geraram 142,7 mil empregos no país. O setor de franquias voltou a se reestruturar no 4º trimestre do ano passado. Projeções até o fim de 2021 são positivas, e casal de empresários abre unidade da Hostnet no Circuito das Águas Paulista.

Dias melhores virão – o ano de 2020 foi atípico para a economia. Porém, de acordo com dados do Mastercard SpendingPulse (índice que rastreia as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamentos), as transações no e-commerce brasileiro cresceram 75% no período de janeiro a dezembro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019. A consolidação da internet como uma plataforma de vendas reforça a ideia de que esse é o melhor lugar para empreender e fazer negócios.

No saldo geral, as micro e pequenas empresas foram as estrelas responsáveis pelos 142,7 mil empregos criados no país no primeiro ano da Covid-19. No setor de franquias, as redes investiram em soluções criativas e os franqueados já colhem bons frutos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor voltou a se recuperar ainda no 4º trimestre de 2020.

As projeções para até o fim de 2021, embora em um panorama desafiador, são bem positivas. Para este ano, a ABF estima um faturamento 8% maior, 5% mais unidades, 2% em novas redes e uma alta de 5% no número de empregos diretos gerados pelo setor.

De olho nesse cenário, o casal paulistano, Rodrigo e Ana Maranho, apostou em uma franquia de tecnologia e marketing digital. Com um atendimento direcionado a empresas e profissionais das cidades que fazem parte da região e uma equipe de cinco pessoas, a dupla inaugurou, em abril deste ano, a Hostnet Circuito das Águas em SP.

A localidade

O Circuito das Águas Paulista está localizado a cerca de 130km da cidade de São Paulo e compreende uma rota turística composta por nove cidades do interior: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Municípios que se tornaram atrativos por vários motivos, entre eles: as estâncias de águas termais e minerais; história e artesanato locais; o cultivo de flores e frutas; ecoturismo e turismo rural.

De beleza singular, a região atrai inúmeras pessoas nos fins de semana e feriados prolongados. Muitos acabam se mudando definitivamente, como foi o caso dos empreendedores (Rodrigo e Ana), que em busca de mais tranquilidade e qualidade de vida, mudaram-se, com a família, da capital São Paulo para a cidade de Socorro.

Os franqueados

Ambos nascidos em São Paulo (capital) e residentes em Socorro, o analista de sistemas Rodrigo Duarte Maranho e a pedagoga Ana Cristina Michelmann Maranho são os mais novos franqueados da Hostnet – provedor de hospedagem de sites e soluções web, que tem como objetivo ajudar outras empresas a fazerem negócios pela internet. A franquia comercializa um leque de serviços e produtos como: criação de sites, lojas virtuais, aplicativos; automação de e-mail marketing; infraestrutura de hospedagem de sites; registro de domínio e e-mail corporativo.

Apesar de ter se formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Rodrigo trabalhou 13 anos na área operacional em uma montadora e depois exerceu a função de help desk do setor de TI, no último ano de atuação nesta empresa. Já Ana, formada em Pedagogia, acumula experiência profissional como cabeleireira, vendedora e empreendedora.

Como conheceram a franqueadora e a decisão de empreender em meio à pandemia

A dupla de novos franqueados conheceu a rede através de pesquisas de franquias de tecnologia e marketing digital. Começaram a procurar, em dezembro de 2019 e escolheram a Hostnet pelo know how, transparência e a estrutura oferecida. Essa é a primeira vez que investem em uma franquia. Rodrigo se dedicará ao setor técnico e operacional, já o financeiro ficará aos cuidados da Ana, assim como a alimentação das mídias sociais. Para tocar o negócio, a dupla conta com mais três profissionais, todos desenvolvedores web freelancers.

Sobre empreender em meio à crise, Ana Michelmann afirma que ficou um pouco apreensiva e preocupada. Essa sensação se tornou mais intensa quando decidiram morar no interior e já haviam adquirido a franquia. Para se adaptarem à nova realidade, os franqueados fizeram uma pesquisa de mercado e identificaram que a região do Circuito das Águas Paulista estava carente de atendimento em relação ao marketing digital.

Um setor em constante crescimento – foi exatamente isso que motivou, em primeiro lugar, o casal a investir em uma empresa de tecnologia. Adquirir uma microfranquia home based, que permitia trabalhar de qualquer lugar, inclusive de casa, também contou muito para abraçar a oportunidade.

Por estarem em uma região altamente ligada ao turismo, os sócios enxergam uma demanda que pode ser bem estimulada e trazer retorno rápido ao empreendimento. “O mercado de tecnologia e internet, principalmente no Brasil, apresenta infinitas oportunidades, uma vez que falta mão de obra qualificada”, lembrou Rodrigo durante a entrevista. Segundo Ana, por ser um mercado em expansão, já percebem que há grande probabilidade de sucesso com o novo negócio.

Mãos à obra

A unidade Hostnet Circuito das Águas foi inaugurada em abril. O objetivo dos franqueados é conseguir uma ampla carteira de clientes, fortalecer a estrutura e manter uma equipe qualificada. “Queremos nos tornar uma agência de marketing digital de referência no interior de SP. No futuro, pretendemos montar um instituto de ensino de tecnologia voltado ao público infantojuvenil e adquirir uma segunda unidade da mesma franquia em São Paulo, na região da Moóca”, detalhou a franqueada.

A Hostnet é uma empresa com mais de 20 anos no mercado, é especialista em hospedagem de sites e negócios digitais como: criação de sites, lojas virtuais e aplicativos, automação de marketing, registro de domínio, e-mail corporativo e e-mail marketing. Para saber mais, basta acessar: https://www.hostnet.com.br

Website: http://www.hostnet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *