São Paulo – SP 21/6/2021 – O programa terá foco, inicialmente, nas regiões Norte e Nordeste do país

Objetivo é estabelecer centros de investigação em Oncologia em regiões onde a pesquisa é ainda incipiente

O Instituto Vencer o Câncer (IVOC), em parceria com o LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group) e o apoio da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) e Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos), lança o projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil, que tem como objetivo estruturar novos centros de pesquisa no país e aumentar o acesso a protocolos de estudos em novos tratamentos para pacientes brasileiros.

O programa terá foco, inicialmente, nas regiões Norte e Nordeste do país, onde estes centros são mais escassos. Além de desenvolver e organizar a estrutura operacional e pessoal, o projeto visa monitorar a implementação de estudos clínicos e atividades por um período de dois anos.

O projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil conta com o apoio de um conselho gestor composto pelos maiores especialistas em pesquisa clínica no Brasil, que vai direcionar a estruturação e acompanhar as atividades.

“Esse é um projeto que visa equipar novos centros de pesquisa no SUS, em regiões onde eles ainda não estão estabelecidos, para que possam executar protocolos de pesquisa de âmbito internacional. Significa um avanço importante para a população e para a Medicina de nosso país. Uma oportunidade de possibilitarmos melhor acesso a protocolos de tratamento inovadores para mais e mais brasileiros”, ressalta o oncologista Fernando Maluf, cofundador do Instituto Vencer o Câncer.

“A Oncologia foi escolhida como enfoque desse projeto dada a sua importância do ponto de vista social e do impacto orçamentário nos mais diversos níveis de gestão. O objetivo dessa parceria é alavancar as pesquisas para que pacientes tenham mais acesso a diagnósticos e tratamentos avançados. Será um esforço conjunto de pesquisadores, associações de saúde e indústria”, afirma a presidente da Interfarma, Elizabeth de Carvalhaes.

“Com o andamento do projeto, pacientes de todas as regiões do país vão poder ser recrutados para estes estudos, os mesmos que são realizados nos melhores centros de pesquisa do mundo”, destaca o presidente-executivo da Sindusfarma, Nelson Mussolini.

Podem participar da seleção instituições de saúde, clínicas ou pesquisadores independentes. O edital para inscrição está aberto até 2 de agosto de 2021, no link https://lacogcancerresearch.org/edital-de-selecao.

Website: http://www.vencerocancer.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *