26/3/2021 –

A educação é o princípio basilar na formação de profissionais capacitados. Ter a capacitação para exercer uma função que o mercado precisa é um diferencial para construir uma carreira de sucesso. De acordo com pesquisa do Sebrae, 24% das empresas brasileiras de pequeno e médio porte declaram que sua sobrevivência está diretamente ameaçada pela dificuldade em vender mais, e a capacitação profissional surge justamente para preencher essa lacuna deixada pelo mercado.

Pensando nesse cenário, surgiu um projeto educacional e social com o objetivo de oferecer cursos intensivos e gratuitos à população de baixa renda e pessoas que querem se inserir no mercado de trabalho. O projeto teve início em novembro de 2019 com foco em desenvolver profissionais de SDR (Sales Development Representative), os chamados representantes de vendas, uma área de atuação que o mercado atual busca e tem encontrado escassez de profissionais.

Diante disso, a Afro Academy, startup de impacto social, oferece cursos gratuitos com professores reconhecidos no mercado e diferentes didáticas como o Flipped Learning e diversas técnicas para formar pessoas qualificadas, ajudando-as a desenvolverem habilidades comportamentais de que as empresas tanto precisam.

Segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego bateu recorde em 2020 e chegou à taxa anual de 13,5%. A situação, agravada pela pandemia, é ainda mais preocupante entre pretos e pardos, maioria nas periferias e pessoas de baixa renda. A taxa de desocupação foi de 17,2% entre os pretos e de 15,8% entre os pardos no quarto trimestre de 2020.

De acordo com a fundadora da iniciativa, Graciane Martins, o objetivo é dar uma formação de ponta para a população periférica, de baixa renda e desempregados. Além dos cursos de Especialista em Vendas e SDR, a instituição oferece também capacitação em outras áreas como Blockchain, IA, Desenvolvimento Full Stack, Design UI/UX, Marketing Digital, além de aulas de Português com revisão gramatical, redação comercial e expressão verbal, além de um intensivo de inglês batizado de “3 anos em 3 meses”.

“Sabemos que cada vez mais o mercado de trabalho contrata por habilidades técnicas e desliga por comportamentais. A Afro Academy, além de desenvolver o em habilidades técnicas, desenvolvemos também habilidades comportamentais deixando o profissional mais bem preparado para atender às demandas do mercado”, explica Leonardo Gross, um dos professores da instituição.

Os professores são voluntários e no período de pandemia, todas as aulas foram remanejadas para o ambiente online dando início a plataforma da Afro Academy. “A Afro Academy visa incentivar a profissionalização de afrodescendentes, mas não tem apenas alunos negros, o foco é para a população de periferias, baixa renda e desempregados. A ideia é dar oportunidade e gerar o desenvolvimento profissional de jovens que precisam dessa ajuda no mercado de trabalho”, ressalta Graciane. Portanto, pessoas dentro deste perfil que estiverem interessadas nos cursos, precisam se cadastrar para a seleção.

Para conseguir entregar uma experiência completa aos alunos, a instituição educacional firmou uma parceria com a Speedio, plataforma de Big Data para geração de leads B2B, com o objetivo de apresentar a ferramenta como parte das aulas, trazendo aprendizados práticos que serão fundamentais no dia a dia da profissão. O banco de dados com informações de empresas, que podem ser decisivas para concluir uma venda com sucesso, ajuda os alunos a assimilarem o conteúdo e como funciona a dinâmica de contato entre o vendedor e o cliente.

A Fundadora da Afro Academy, traz um exemplo de como a ferramenta foi utilizada em aula. “Durante o curso, os alunos não só qualificavam o lead como também tinham que criar a lista, selecionando os potenciais clientes, um por um, manualmente. Esse processo durava dias e era uma tarefa muito longa. Com a ferramenta da Speedio, não há a necessidade de todo esse trabalho manual, é só selecionar que tipo de empresa está sendo buscada e os resultados aparecem instantaneamente. A Speedio facilita e agiliza a vida deles ao extremo”, explica.

Maucir Nascimento, sócio-fundador da Speedio e especialista em Growth, Marketing e Vendas, que também irá ministrar aulas para os alunos da instituição, fala sobre a importância de incentivar a iniciativa da Afro Academy. “Um projeto social como esse é importantíssimo, ainda mais em uma situação de pandemia, onde muitas pessoas perderam o emprego e buscam a recolocação no mercado”, diz. Ainda de acordo com o especialista, dar um treinamento fantástico para essa turma e não lhes formar com uma ferramenta de big data para prospecção ativa de ponta pode ser considerado um desperdício.

O objetivo do projeto é justamente norte aos jovens da periferia que têm, muitas das vezes, oportunidades e portas fechadas para trabalhar. Diante disso, a qualificação se apresenta como a melhor resposta.

Paula Nogueira, uma das alunas de SDR, conta que foi surpreendida pela qualidade das aulas. “No começo, desconfiei da qualidade do curso, por ser gratuito, mas resolvi fazer mesmo assim. E para a minha surpresa, o curso foi espetacular, com professores de referências no mercado, muito assunto novo e exercícios práticos, para colocar a mão na massa”, exalta.

“Hoje eu tenho outra visão de como é o mercado e como me portar. É muito difícil para negros, mães de família, às vezes com um pouco mais de idade, se capacitar e retornar ao mercado. Eu estudei, me dediquei e deu certo”, declara Erika Miguel de Jesus, aluna formada pela instituição, que quer servir de exemplo para pessoas que têm a realidade semelhante.

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