Uberlândia-MG 20/4/2021 –

Trupe de Truões abre inscrições para alunos entre 8 e 16 anos de idade dentro do Programa Transforma.

A pandemia de Covid-19 privou crianças e adolescentes do convívio escolar. Há mais de um ano, as aulas são realizadas de forma virtual, via internet. Restritos em casa, os estudantes foram privados de muitas atividades extracurriculares. Porém, iniciativas como da Trupe de Truões, grupo de teatro da cidade de Uberlândia-MG, que lançou mão da inovação para dar continuidade às ações desenvolvidas na sociedade, oferecem a oportunidade para que esses alunos possam aprender outras atividades.

Em parceria com o Instituto Algar, também de Uberlândia, a Trupe abriu inscrições para a Oficina de Teatro no Programa Transforma. Aulas de teatro gratuitas serão ministradas, via internet e de forma presencial, de acordo com as novas deliberações do decreto municipal em relação à Covid-19, para crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino.

Ao todo são 350 vagas distribuídas em quatro unidades do Programa Transforma. As unidades onde ainda há vagas disponíveis são: CESAG – Clube Esportivo e Social Alexandrino Garcia, alunos entre 9 e 12 anos, e o IFVC – Instituto de Formação Vamos Crescer, alunos de 8 a 16 anos.

Segundo a coordenadora de comunicação da Trupe, Amanda Barbosa, as aulas iniciam-se a partir do dia 26 de abril. “Portanto, as inscrições devem ser feitas pelos pais dos alunos até o dia 25 do mesmo mês, via telefone (34) 9 91720574 (por ligação ou WhatsApp)”, informa.

Parceria

A Oficina de Teatro integra o projeto de manutenção (nº 2018.13609.0093) executado pela Trupe de Truões e o Governo de Minas Gerais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais com o patrocínio do Instituto Algar. “A parceria da Trupe com o Instituto Algar existe há anos, e já formamos muitos alunos. É uma ótima oportunidade para que as crianças, que muitas vezes não têm acesso ao teatro, possam ter esse contato e, ao mesmo tempo, descobrir o talento que têm para as artes cênicas. Já transformamos a vida de muitas delas”, comenta Amanda Barbosa.

Programa Transforma

O Transforma foi um dos primeiros programas sociais do Instituto Algar, criado em 2006. Começou suas atividades oferecendo oficinas artísticas e culturais para alunos da rede pública de ensino, especificamente, atendendo a população da zona leste de Uberlândia, durante o contraturno escolar.

Hoje, o programa tem como objetivo identificar instituições sociais, que já possuam sede própria e um trabalho consistente e estabelecido, para fortalecer esses parceiros por meio da oferta de projetos de cultura e esporte, via leis de incentivos fiscais, dando continuidade ao atendimento de crianças e adolescentes, que vivem em locais de vulnerabilidade social.

Com o oferecimento de oficinas gratuitas, durante o contraturno escolar, que contemplam a formação continuada e ampliam o acesso à arte, cultura e esporte aos beneficiados, o Programa Transforma acontece gerando o aumento de oportunidades e, consequentemente, de escolhas.

Pré-requisitos para participar das oficinas:

Para participar das oficinas os alunos devem estar matriculados na rede pública de ensino, ter idade entre 8 e 16 anos e serem residentes dos bairros próximos às unidades.

Serviço:
O quê: Inscrições para oficinas de teatro – Programa Transforma
Quando: Até o dia 25 de abril ou enquanto tiver vagas.
Inscrições: Via telefone (34) 9 91720574 (por ligação ou WhatsApp)

Unidades com vagas disponíveis:
Programa Transforma Unidade 1 –
CESAG – Clube Esportivo e Social Alexandrino Garcia
Rua Maria Augusta Morais, 4 – Alvorada
Público: Crianças de 9 a 12 anos

Programa Transforma Unidade 2 –
IFVC – Instituto de Formação Vamos Crescer
Alameda José Salvador Silva, 105 – Jardim Holanda
Público: Crianças e adolescentes de 8 a 16 anos

Website: http://www.trupedetruoes.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *