Campinas 2/6/2021 –

Meta alcançada em 2020 em todas as 400 localidades da empresa no mundo. Iniciativas para autogeração de energia por meio de fontes renováveis, compra de energia verde e créditos de carbono e práticas sustentáveis vão além da redução de emissões de CO2

Neste mês é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a sustentabilidade é um dos valores da Bosch, por isso a empresa atua para garantir o sucesso dos negócios e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais para as gerações atuais e futuras. Com foco neste princípio, em 2020, o Grupo Bosch alcançou a meta de neutralidade de carbono em todas as suas 400 localidades no mundo, sendo a primeira empresa industrial a atingir esse objetivo.

A base de todo o trabalho foi norteada por quatro pilares da neutralização de carbono: eficiência energética, autogeração de energia, compensação de emissões de CO2 e compra de energia verde.

Na América Latina esta conquista também é uma realidade graças às diversas ações realizadas em todas as unidades da Bosch na região. No Brasil, por exemplo, foram instalados painéis solares em diferentes áreas das plantas de Campinas e Curitiba para a geração de energia limpa e renovável, que além de reduzirem as emissões de CO2, proporcionam maior autonomia e autossuficiência energética.

Outras medidas também foram adotadas na região, como troca de lâmpadas fluorescentes por LED e do ar-condicionado central por sistemas individualizados, além da plataforma de gestão de energia, utilizada para o monitoramento de consumo por meio da coleta e análise de dados com auxílio de AIoT (Inteligência Artificial e Internet das Coisas).

Ao reduzir a pegada de carbono, a empresa contribui com o acordo climático de Paris firmado em 2015, que pretende manter o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) – especificamente com a ação contra a mudança global do clima.

 

Práticas sustentáveis que vão além da redução de emissões

A gestão ambiental adotada tem a finalidade de minimizar ao máximo os impactos que a empresa possa causar ao meio ambiente tanto no que se refere aos seus processos produtivos e ao ambiente de trabalho quanto à criação de produtos e serviços que ajudam a melhorar a vida das pessoas. Assim, além do foco em redução de emissões de CO2, outras ações ambientais sustentáveis também são adotadas nas unidades da Bosch na região, com foco na redução do consumo de água e de geração de resíduos.

Um exemplo desse trabalho é a autonomia no abastecimento de água em processos fabris, que ocorre na planta de Campinas por meio de um plano de gestão hídrica, que resultou na redução de 50% do consumo para as atividades industriais e garantiu que a água de boa qualidade fornecida pela concessionária seja utilizada apenas em casos que requerem condições de potabilidade. Para que o projeto fosse viável, foram realizadas diversas ações de melhoria que garantiram a disponibilidade de água de reúso mesmo diante de uma estrutura fabril tão complexa. Além da gestão da água em toda a planta, os próprios colaboradores foram conscientizados sobre a importância do uso responsável da água, seja no trabalho ou em casa.

Website: https://www.bosch.com.br/noticias-e-historias/sustentabilidade/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *