Dover, EUA 1/3/2021 –

A transformação do setor de energia na América Latina já é uma realidade e várias empresas estão se posicionando, como a Pacific Green, que acaba de nomear um novo vice-presidente de desenvolvimento de negócios para a região latino-americana

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos permitiram uma redução dos custos das energias renováveis, sendo esse um dos principais motivos para o bom desempenho deste setor, principalmente na América Latina. Esta tendência de queda nos preços deve se consolidar ainda mais à medida que os avanços tecnológicos tornam as energias solar e eólica mais baratas e, acima de tudo, melhores.

Em um dos relatórios mais recentes da Agência Internacional de Energia Renovável, foi indicado que a energia renovável não subsidiada é, atualmente, a fonte de energia mais acessível em muitos lugares e mercados, e que os custos devem continuar caindo na próxima década.

Enquanto isso, as melhorias nos sistemas de armazenamento de energia movidos a bateria, que permitem incorporar grandes quantidades de energia mais limpa aos sistemas, bem como o crescimento de redes inteligentes e sistemas de medição na América Latina farão com que a produção de eletricidade renovável a baixo custo seja a ponta de lança da transformação do setor de energia na América Latina até 2050.

A energia renovável já deixou de ser considerada uma tendência emergente para os investidores, que estão cada vez mais confortáveis ​​nesses setores. Prova disso são os relatórios da BloombergNEF, onde se destacam os dados de investimento global em energias renováveis ​​já superando os 282 bilhões de dólares em 2019.

No caso particular da América Latina, esse crescimento tem sido substancialmente maior. O investimento em energias renováveis ​​no Brasil aumentou 74%, para 6.500 milhões de dólares; no México 4.300 milhões, 17% a mais, enquanto no Chile chegou a 4.900 milhões, quatro vezes mais.

O exemplo mais recente do dinamismo que vive o setor na região é dado pela americana Pacific Green Technologies, Inc. “PGTK”, (OTCQB: PGTK) que acaba de anunciar a nomeação de José Lobo como vice-presidente de desenvolvimento de negócios para a América Latina, a partir de 1º de fevereiro de 2021.

Nos últimos 20 anos, o novo vice-presidente vem desenvolvendo projetos de energia verde em toda a América Latina, com foco específico em turbinas eólicas, energia solar concentrada (CSP), hidrelétrica e instalações de geração fotovoltaica (PV).

Como fundador e CEO da Tambo3 Consultores, Lobo foi anteriormente vice-presidente de desenvolvimento para a América Latina da SolarReserve e foi, também, responsável pelo desenvolvimento de mais de um gigawatt de projetos CSP na região, tanto para clientes do setor público como do privado.

Scott Poulter, presidente e CEO da PGTK, comentou: “Estamos muito satisfeitos em receber o José na Pacific Green, pois tem uma trajetória de duas décadas na realização de projetos de energia em grande escala na América Latina. A região é parte importante na nossa estratégia e o profundo conhecimento do José sobre a infraestrutura de energia renovável da região será fundamental para alcançar o crescimento da Pacific Green na América Latina.”

José Lobo, por sua vez, afirmou: “Estou muito satisfeito por ingressar na Pacific Green e estou ansioso para desenvolver os negócios da empresa na América Latina. Com o portfólio de tecnologias renováveis ​​da Pacific Green e uma cadeia de fornecimento industrial bem estabelecida para projetos de grande escala, juntamente com minha experiência e compreensão do mercado latino-americano, acredito que estamos bem posicionados para aproveitar as vantagens do mercado de energia renovável em rápida expansão da região.”

Além de vários cargos em nível de diretoria na E.CL (agora Engie), Endesa Chile e Mirosolar, José Lobo é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica Federico Santa María, conta com um diploma em Administração de Empresas pela Universidade do Chile e outro diploma em Avaliação de Projetos pela Universidade Católica do Chile.

Para mais informações: www.pacificgreentechnologies.com

Website: http://www.pacificgreentechnologies.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *