São Paulo, SP 2/6/2021 – Desenvolver habilidades socioemocionais é de extrema importância para os profissionais do futuro

Combinação entre o perfil do candidato e as vagas disponíveis na indústria une habilidades técnicas e socioemocionais. Baseado no conceito de Lifelong Learning, solução aprimora as habilidades do indivíduo de forma constante.

Fundada em 2016, a Kukac desenvolveu a solução cognitiva Speck, considerada referência no Brasil e na América Latina, que permite ao usuário se submeter a uma análise socioemocional a partir da ação conjunta de Inteligência Artificial com a Psicolinguística. Segundo Roberto Francisco – CEO da Kukac, a competitividade do mercado de trabalho requer pessoas cada vez mais preparadas, tanto sob o aspecto técnico, quanto psicológico.

“Desenvolver habilidades socioemocionais é de extrema importância para os profissionais do futuro. A inteligência e o controle emocional são características determinantes para empresas na hora da avaliação de candidatos somadas à habilidade de lidar com frustrações e adversidades, além de contribuir com o crescimento de cada pessoa para a vida”, explica Francisco.

A solução Speck, disponível em plataformas de empregabilidade como o contrate-me do Senai, permite identificar traços de personalidade, anseios, necessidades e potencialidades do indivíduo analisado, iniciando a partir de uma redação ou questionário, por exemplo. E oferece a combinação entre o perfil do candidato e as vagas disponíveis, unindo habilidades técnicas e socioemocionais. Baseado no conceito de Lifelong Learning, o Speck aumenta e aprimora as habilidades do indivíduo de forma constante.

O que são as habilidades socioemocionais?

Conhecidas como competências que uma pessoa desenvolve para se tornar um humano mais completo, as habilidades socioemocionais auxiliam no controle consciente das emoções, afetividade espontânea, além de tomada de decisão de forma responsável e equilibrada. Relacionadas ao comportamento, as habilidades socioemocionais são desenvolvidas desde a infância em experiências familiares, convívio escolar entre outros fatores que determinam a formação pessoal do indivíduo. “Entendemos que os ambientes vivenciados ao longo da vida impactam diretamente na obtenção da inteligência emocional”, ressalta Roberto.

Como funciona a solução Speck?

Criada pela Kukac, usa o conceito base de Lifelong Learning (aprendizado ao longo da vida) e faz uma avaliação socioemocional e cognitiva de uma pessoa — um aluno em uma escola ou um candidato à vaga em uma empresa, a partir de uma redação ou texto, além de informações que o próprio indivíduo submete na plataforma.

Baseada na inteligência artificial do IBM Watson para ler e interpretar os dados e traçar um perfil da pessoa, destaca pontos positivos e negativos de cada um. O recurso permite que uma escola ou empresa definam o melhor plano de estudos ou de carreira e acompanhem o desenvolvimento da pessoa, inclusive ao identificar algum problema.

A solução Speck também submete os usuários a novos testes com frequência e pode até recomendar que pelo menos quatro avaliações (e no máximo oito) sejam feitas no decorrer de um ano. São gerados relatórios, que dependem dos dados fornecidos. “Quanto mais dados fornecidos, melhores serão os relatórios gerados pelo Speck”, alerta Roberto.

Outra novidade da solução é a criação de personas, que faz parte do match de competências e características que o Speck disponibiliza aos usuários. A funcionalidade agrega ao relatório análise socioemocional a oportunidade de verificar se a pessoa analisada é compatível com uma persona específica.

A partir de uma amostragem, é possível comparar as características de um usuário com as da persona desejada. Por exemplo: uma empresa busca um novo gerente. Com o Speck é possível extrair as competências de uma pessoa que seria ideal para o cargo e compará-las com os candidatos à vaga. A plataforma já conta com mais de 80 mil usuários cadastrados.

A Kukac, criada em 2016, é referência em soluções cognitivas no Brasil e na América Latina. A empresa utiliza a tecnologia IBM WATSON para desenvolver soluções personalizadas para todos os tipos de negócios conectando as empresas do presente ao futuro tecnológico digital.

Detentora da marca Speck, solução única com formatações específicas para dois segmentos da atividade humana: Educação e Trabalho, é pautada no conceito de Lifelong Learning, base do ecossistema que busca permitir o aprimoramento e acompanhamento constante das trilhas profissionais e educacionais de cada indivíduo, criando uma relação frutífera e de longo prazo com espaços de educação ou profissionais, permitindo um reconhecimento único de cada pessoa, cada qual por sua ótica, entendendo-o de forma completa.

A gigante norte-americana IBM premiou em fevereiro de 2019 a solução Speck como uma das melhores soluções de inteligência artificial ligadas à plataforma Watson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *