São Paulo 3/5/2021 – Esse guia é, ao mesmo tempo, um passo a passo para a criação de novos fundos emergenciais e uma prestação de contas de tudo que foi realizado

Com a experiência adquirida no Fundo Emergencial para a Saúde Coronavírus Brasil, a publicação detalha desde como se deve fazer a escolha dos parceiros instituidores do fundo, a montagem de uma estrutura jurídica, com gestão e governança, passando pelas campanhas de comunicação e mobilização de redes, pelas estratégias de captação de recursos até a destinação do uso do dinheiro arrecadado.

O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, a BSocial e o Movimento Bem Maior lançam um novo guia mostrando como foi estruturado o primeiro fundo filantrópico emergencial para combater os efeitos da Covid-19 no Brasil. No ano passado, de março a outubro, o Fundo Emergencial para a Saúde Coronavírus Brasil (FES) mobilizou mais de 10 mil doadores, entre empresas e pessoas físicas, e arrecadou R$ 40,7 milhões, utilizados na compra de equipamentos hospitalares, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos e testes para diagnóstico da Covid-19.

O objetivo do guia é inspirar a criação de novos fundos emergenciais, afinal a pandemia não chegou ao fim. A publicação detalha desde como se deve fazer a escolha dos parceiros instituidores do fundo, a montagem de uma estrutura jurídica, com gestão e governança, passando pelas campanhas de comunicação e mobilização de redes, pelas estratégias de captação de recursos até a destinação do uso do dinheiro arrecadado.

Os fundos filantrópicos emergenciais, com recursos a serem usados para minimizar os impactos decorrentes das mais diversas hipóteses de calamidade pública, ainda não são regulamentados por lei. Assim, a base jurídica da estrutura desses fundos são contratos de parcerias.

Os beneficiários do FES, criado pelo IDIS, BSocial e Movimento Bem Maior, que inicialmente seriam quatro – o Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/FMUSP), a Santa Casa de São Paulo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a ONG Comunitas – acabaram sendo 61, distribuídos por 53 cidades de 25 estados brasileiros.

Para a diretora-presidente do IDIS, Paula Fabiani, “esse guia é, ao mesmo tempo, um passo a passo para a criação de novos fundos emergenciais e uma prestação de contas de tudo o que foi realizado no FES. É também um agradecimento aos que doaram, seja com 20 reais ou com 2 milhões de reais”.

Para a diretora-executiva do Movimento Bem Maior, Carola Matarazzo, “a construção de um guia prático, a partir das experiências vividas dentro do FES, vem para reforçar o compromisso de juntos liderarmos uma nova fase da filantropia, uma filantropia de redes, de processos, de escala, onde o conhecimento é compartilhado e os resultados multiplicados.”

Para Mariana de Salles Oliveira, sócia da BSocial, “o guia relata a potência de boas parcerias entre organizações com propósitos comuns, em inovar e fortalecer a cultura de doação no país, ao mesmo tempo em que atualiza o compromisso de transparência e compartilhamento do conhecimento adquirido no processo”.

Website: https://www.idis.org.br/publicacoesidis/como-criar-um-fundo-emergencial-a-experiencia-e-os-resultados-do-fundo-emergencial-para-a-saude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *