Rio de Janeiro, RJ 1/6/2021 – Para quem não pretende morar no bairro, existem outras vantagens de adquirir um lote, entre elas construir e alugar ou vender o imóvel para terceiros.

Pesquisa sobre o comportamento do consumidor em relação ao dinheiro mostrou que 54% dos entrevistados preferem comprar a alugar imóveis

Pesquisa realizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) sobre o comportamento do consumidor em relação ao dinheiro mostrou que 54% dos entrevistados preferem comprar a alugar imóveis. Outro segmento que vem mostrando crescimento é o de compra de terrenos para construir uma casa ou investir. Para se ter ideia, de acordo com estudo do Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio (Cepai), no primeiro trimestre deste ano houve um crescimento de 40,5% na negociação de terrenos no Rio de Janeiro, na comparação com o mesmo período de 2020.

Especialistas avaliam que a procura se deve ao isolamento social. “Muitas famílias começaram a identificar necessidades que antes ficavam escondidas pelo fato de passarem a maior parte do tempo fora do lar. Com isso, o mercado imobiliário aqueceu, bem como a procura por lotes para construir a casa dos sonhos”, analisa Marcelo Fróes, diretor da Pró Lotes. Entre as dicas para quem deseja investir no segmento, Fróes indica fazer um levantamento dos loteamentos disponíveis e, em seguida, selecionar os que mais têm a ver com o perfil familiar. É preciso ainda levar em consideração a capacidade financeira.

“Para quem não pretende morar no bairro, existem outras vantagens de adquirir um lote, entre elas construir e alugar ou vender o imóvel para terceiros. A aquisição de terrenos em bairros que estão se desenvolvendo é uma excelente opção para investidores”, ressalta o diretor da Pró Lotes.

Levante o histórico da empresa

Fróes lista outras dicas: observar o histórico da loteadora e procurar saber se ela tem outros empreendimentos entregues. Verifique também se o empreendimento está regularizado no Registro de Imóvel competente e com as matrículas individualizadas. “Vale lembrar que, como não há construção no local, o terreno é uma espécie de tela em branco, pronta para ser pintada, ou seja, se transformar na sua futura casa”, destaca. Além destas observações, o executivo orienta ainda:

– Analisar a forma de pagamento (à vista, financiado pelo banco ou direto com a construtora).

– Ficar de olho na localização, pois a valorização do patrimônio acompanhará o local selecionado.

– Verificar se já estão disponíveis os serviços de água e gás, além da parte de saneamento básico.

– Analisar se a empresa oferece o projeto da casa. O diretor da Pró Lotes lembra que, para a construção, é necessário ter o alvará, que é um documento expedido pela prefeitura local. “A orientação é muito importante para não correr o risco de ter uma construção irregular e, principalmente, evitar qualquer dano às pessoas que vão morar ou frequentar o imóvel”, alerta Fróes. Além disso, segundo ele, é preciso contratar um profissional (arquiteto/engenheiro) ou uma empresa para executar a construção.

Website: http://www.prolotes.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *