Rio de Janeiro, RJ 29/1/2021 –

A Filosofia é a ciência gênese de diversas outras ciências hoje estabelecidas, como a Matemática e a Física, e ainda hoje se empenha em entender e explicar o homem e seu lugar no mundo que ocupa.

A Filosofia é a ciência que estuda as questões fundamentais sobre a existência, o conhecimento, valores, a razão e as mais diversas linguagens humanas. É uma ciência que se empenha em explicar o ser humano e suas obras a partir de aspectos culturais e intelectuais que o rodeiam. Sem ela, certamente o humanidade não teria a Matemática e a Física, duas ciências ditas exatas, mas com profunda relação com as questões que norteavam muitos dos grandes matemáticos e físicos da antiguidade como, por exemplo, a observação dos astros. A importância da filosofia está justamente em reconhecer que ela está em tudo o que rodeia o ser humano, e por isso, entendê-la é entender um pouco dos homens e suas sociedades.

É inegável a importância da Filosofia para a vida de qualquer pessoa, entender e conhecer alguns dos seus nomes mais proeminentes é tão importante quanto falar e escrever bem. A questão que fica é por onde realmente começar, já que há uma infinidade de pensadores e teorias que podem assustar um pouco os mais leigos, já que são muitas produções e ideias que envolvem complexas abstrações.

Foi pensando em sanar essa dificuldade no acesso às produções e aos grandes nomes da Filosofia, que o filósofo e mestre em direito Sérgio Sérvulo da Cunha escreveu o livro: “Introdução à Filosofia e outros escritos.” A obra mostra de forma bastante didática como a Filosofia contribuiu, e ainda contribui, na formação moral, ética e sobretudo intelectual do ser humano, sempre em busca da questão mais premente, que desde tempos imemoriais aguça a curiosidade do homem: a compreensão de qual, afinal, é o sentido da vida.

Ao final, o autor apresenta pequenas histórias que se debruçam sobre questões que norteiam a Filosofia, servindo como exemplos de como ela está presente no cotidiano das pessoas, sem que percebam. Em resumo, o livro aborda os seguintes tópicos, com maior ênfase no primeiro deles: Introdução à Filosofia; Regras para a direção do espírito; A Filosofia e o futuro da humanidade; Sobre a definição; Sobre a demonstração; O conceito de natural na moral e na política; A mentalidade coletiva, a formação burguesa e o exercício profissional; Dilemas morais; Deus não deve nada a ninguém (diálogo sobre o mal) e Contos filosóficos.

Mais informações sobre o livro, podem ser obtidas na seguinte página:
https://www.lojabarralivros.com/introducao-a-filosofia-e-outros-escritos

Website: https://barralivros.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *