São José do Rio Preto, SP 16/8/2021 – “Inserir e desenvolver a curricularização da extensão é um grande desafio que será exposto e aprimorado com auxílio de excelentes especialistas ”

Evento promovido pela faculdade de medicina FACERES, totalmente gratuito e 100% on-line, será realizado entre os dias 09 e 11 de setembro.

Trabalhar a curricularização da extensão na educação superior brasileira é atualmente um dos grandes desafios para as universidades. Com o objetivo de fomentar e promover a informação sobre o assunto, por meio de trocas de experiências entre diferentes instituições nacionais, a FACERES realiza entre os dias 09 e 11 de setembro de 2021, a 1ª edição do SEEXT – Simpósio de Ensino e Extensão.

 

Com o tema “Curricularização da Extensão: como fazer?”, esse evento tem a finalidade de estimular o debate, a divulgação e a troca de conhecimentos em como inserir os 10% da Extensão nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, com base na Resolução nº. 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.

 

Para o presidente do Simpósio, Dr. Toufic Anbar Neto, o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo do curso de medicina é fundamental para a formação médica.

 

“A extensão universitária, integrada com o ensino e a pesquisa, é um dos pilares constitucionais do ensino superior. É fundamental para a formação médica que o futuro profissional tenha plena consciência das transformações que sua atividade pode provocar na comunidade em que vive”, explica.

 

“O SEEXT é a oportunidade de diretores, coordenadores de curso, coordenadores de extensão, professores e estudantes debaterem e trocarem experiências e informações a fim de inserir as Diretrizes para Extensão em diferentes instituições de ensino superior, que deverão ser introduzidas até dezembro 2022 nas grades curriculares de cursos universitários”, explica Fernanda Novelli Sanfelice responsável pela comissão organizadora do simpósio.

 

O evento terá atividades que irão problematizar diversas questões dentro da Curricularização da Extensão, tais como: “Como inserir a extensão na matriz curricular?; Diretrizes para a extensão na educação superior brasileira; Curricularização da extensão nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) e nos Projetos Políticos dos Cursos (PPCs); Avaliação da Extensão. Registro e documentação da Extensão; Como curricularizar a extensão?; Modalidades das atividades extensionistas; Impactos sociais e acadêmicos das atividades extensionistas; Desafios e fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão”

 

A programação do simpósio está distribuída entre oficinas, mesas redondas, conferências magnas e apresentações de trabalhos científicos.

 

Profissionais, estudantes e público em geral podem participar do evento que será gratuito e 100% on-line, com 60 horas de carga horária.

O prazo para submissão de trabalhos científicos encerra no dia 24 de agosto de 2021, nas modalidades: Relato de experiência, Programa ou Projeto de extensão concluído ou em andamento.

 

Inscrições para o SEEXT e submissões dos trabalhos podem ser feitas através do link:

 

https://www.even3.com.br/iseextfaceres/

Website: http://www.faceres.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *