São Carlos, SP 1/2/2021 –

Moura e ITEMM investem em funcionamento de rede que explora o potencial de energia fotovoltaica, geração térmica e armazenamento de energia.

O município de Belo Jardim, em Pernambuco, receberá um projeto inovador com a gestão da energia produzida, armazenada e consumida em uma unidade, através da microrrede (microgrid) na sede do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM). As microrredes podem ser implantadas em indústrias, comércios, condomínios ou mesmo comunidades remotas e proporcionam a redução de custos com energia elétrica, principalmente pela gestão inteligente e flexível dos recursos, maior segurança energética para a operação contínua dos empreendimentos, além de maximizar o autoconsumo da energia limpa produzida localmente.

O laboratório do ITEMM, que já contava com um sistema de armazenamento em baterias inteiramente nacionais (Moura BESS) operando há quase dois anos, está implantando também uma usina fotovoltaica e um gerador a diesel, para serem integrados e formarem uma microrrede. Assim, além de reduzir o consumo de energia na hora de ponta, melhorar a qualidade de energia e garantir o suprimento elétrico em momentos de falhas, o sistema de armazenamento Moura BESS vai maximizar o autoconsumo da energia limpa fotovoltaica, reduzir custos, além de prover maior qualidade e segurança energética para a moderna estrutura de laboratórios do ITEMM.

A partir de uma parceria entre Moura e ITEMM, o projeto está em fase final de implantação e será um laboratório vivo para as soluções de microrredes. A microrrede é composta por duas fontes de geração, fotovoltaica e térmica a diesel, com um sistema de armazenamento que maximizará o uso da energia produzida pelo sol, armazenando o excesso da geração e descarregando em momentos de maior necessidade. O gerador térmico a diesel poderá ser utilizado durante os períodos de chuva em que não há geração solar suficiente e nem energia armazenada no BESS. A microrrede é constituída por um sistema fotovoltaico de 310 kWp, com um BESS de 250 kW / 560 kWh e um grupo gerador de 75 kVA. Isso permitirá que o ITEMM se torne autossuficiente em geração de energia, garantindo abastecimento constante, além de um consumo energético limpo e renovável.

Luiz Mello, Diretor Geral Comercial de Baterias Industriais e BESS, afirma que “para os consumidores off-grid, a solução é a que mais apresenta equilíbrio econômico-financeiro e demanda menor área para implementação da infraestrutura necessária, reduzindo também as complicações logísticas de uma solução que consome muito combustível e necessita de reposição constante. Para os consumidores conectados à rede (on-grid), o microgrid permite que os clientes sejam autônomos do ponto de vista energético, podendo desconectar da concessionária quando for conveniente, seja pelo alto custo de um período de ponta, seja pela qualidade ou falta de energia. As microrredes vão mudar a forma com que o consumidor se relaciona com a energia, com mais independência, autonomia e confiabilidade.” 

Essa novidade, além de trazer otimização, redução de custos e sustentabilidade para o segmento de armazenamento energético, traz também inovação para Belo Jardim. O município fica localizado a 187 quilômetros do Recife, no Agreste Central de Pernambuco.

No Brasil, o mercado de armazenamento de energia está em fase inicial, mas empresas do mundo inteiro estão investindo em otimização de energia. Além do ganho ambiental, o uso da BESS possibilita uma redução de até 50% nos custos de eletricidade e propicia um retorno de investimento imediato. Quando perguntado a respeito disso, Luiz Mello acredita que a microgrid “possibilita às empresas e, mais à frente às pessoas físicas, tornarem-se o que no mercado internacional é chamado o prosumer: geradores, gerenciadores e consumidores de sua energia.”

Website: https://www.mourafacil.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *