São Carlos, SP 11/2/2021 –

Iniciativa do Instituto Conceição Moura aposta no desenvolvimento e na transformação de comunidades em Belo Jardim

A valorização da formação profissional é fundamental para o crescimento de uma empresa. É importante desenvolver competências que visam o pensamento crítico, a resolução de desafios e conflitos inerentes às várias áreas que o trabalhador irá lidar. 

O chamado Capital Humano é ponto estratégico, pois é com ele que as empresas podem antecipar e resolver problemas em mercados cada vez mais competitivos. 

Para além da formação do profissional que já está contratado, muitas empresas pautam o desenvolvimento da comunidade que está inserida. Esta é uma abordagem que permite o desenvolvimento de profissionais por meio de projetos sociais e que, além de ser um investimento em Capital Humano, é um grande exemplo de responsabilidade social. 

Um exemplo são as ações para Formação de Jovens do Instituto Conceição MouraAs ações incluem: O projeto Jornada dos Desenrolados, que consiste em trabalhar autoconhecimento, desenvolvimento de senso crítico e capacidade de realização. O projeto Empreendedorismo e Inovação, com o fortalecimento da cultura maker para soluções inovadoras. A Escola de Música, que educa e fortalece a cultura musical e o projeto Jardins da Literatura: projeto de estímulo à leitura e escrita literária. 

Existem também projetos voltados para as crianças, que incluem visitas domiciliares, oficinas e workshops para orientar e desenvolver atividades com as famílias. O Instituto Conceição Moura é uma organização privada sem fins lucrativos, mantida pelo Grupo Moura. Atua como promotor de atividades de aprendizagem, voltadas para o desenvolvimento de habilidades, em especial nas frentes de educação e cultura, para a vida de crianças e jovens. 

 O Instituto trabalha para que crianças e jovens descubram o seu potencial, construam relacionamentos responsivos, reduzam fontes de stress e fortaleçam suas habilidades cognitivas e socioemocionais. Para concretizar seus objetivos, o Instituto trabalha de forma articulada com atores-chave das esferas: governamental, comunidades, famílias, gestores e professores.  

Alinhados com as transformações digitais, o Grupo Moura também desenvolveu um programa voltado para a tecnologia 4.0. Em parceria com a Codebuddy – escola de tecnologia para crianças e adolescentes – o Grupo inicia um projeto de aprendizagem digital com os filhos de seus colaboradores. Nele, crianças e adolescentes aprendem sobre robótica, gamificação, desenvolvimento de protótipos e aplicativos (app), criando soluções não apenas para o setor industrial, mas para desafios das suas comunidades alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. 

Empresas estão inseridas na sociedade, influenciam e são influenciadas por elas. Realizar ações de responsabilidade social resulta em consequências positivas para todos. 

Ações como as do Grupo Moura permitem, não apenas a melhoria da qualidade de vida de comunidades, mas também o desenvolvimento crítico de cidadãos e profissionais. Com isso, as pessoas tornam-se mais preparadas para o mercado de trabalho e as empresas ganham em Capital Humano.  

Website: http://mourafacil.com

Deixe o seu comentário