Rio de Janeiro, RJ 1/2/2021 – É fundamental ter em mente que a rotina de consultas ao dentista tem um grande peso na saúde bucal do paciente

Dra. Isabel Domingues, especialista em Periodontia da PrimaVida, dá dicas de como cuidar da higiene bucal.

A saúde bucal influencia no bem-estar de diversas formas. Por contribuir para o aspecto estético do sorriso, ela é importante para a autoestima. Além disso, é fundamental para garantir o funcionamento da mastigação e do sistema digestivo. Por isso, é sempre uma boa ideia descobrir novas dicas de como cuidar da higiene bucal.

De acordo com a doutora, muitas pessoas acham que a higiene bucal se resume a escovar os dentes após as refeições. “Mas a verdade é que vai muito além disso. Por exemplo, a escova de dentes não dá conta de eliminar todos os vestígios de alimentos dos dentes. Assim, o fio dental é uma ferramenta de uso tão importante quanto a escova. Isso porque ele consegue acessar os pontos dos dentes que a escova não alcança, garantindo uma limpeza mais completa.”

Adicionalmente, a escova de dentes não dura para sempre. Com o tempo, as cerdas da escova tendem a se desgastar. O resultado é que a eficiência de sua limpeza diminui. A escova pode ainda acumular bactérias em sua superfície, o que é arriscado para a saúde bucal. Portanto, é necessário trocar de escova de dentes de três em três meses.

Outro ponto importante é a necessidade da higienização da língua. “A língua é uma parte da boca tão importante para a saúde quanto os dentes,” afirma Isabel Domingues. “Assim, ela deve ser higienizada também.” Essa limpeza pode ser feita com movimentos de vai e vem, durante a escovação. Deve-se apenas ter cuidado para não fazer movimentos muito brutos que possam machucar o tecido sensível da superfície da língua.

Finalmente, é crucial pontuar que visitas regulares ao dentista são essenciais para garantir a manutenção da higiene bucal. Por isso, vale a pena criar o hábito de ir ao consultório dentário pelo menos uma vez ao ano, de preferência até de 6 em 6 meses. Isso se torna muito mais fácil quando é possível contar com a ajuda de uma empresa de plano odontológico.

Website: https://www.primavida.com.br/

Deixe o seu comentário