São Paulo – SP 30/10/2020 –
A ineficiência do sistema e os caminhos labirínticos que impedem o crescimento econômico.
A Lei da Desburocratização e Simplificação está em vigor desde 2018, com o objetivo de racionalizar processos e procedimentos administrativos, eliminando formalidades desnecessárias e reduzindo o desperdício de recursos.
Mesmo assim, o caminho do empreendedorismo continua composto por diversos obstáculos desde o início: o longo tempo de espera para a resposta de diversos âmbitos, a complexidade de informações, legislações, o acúmulo de documentos e procedimentos desnecessários fazem da burocracia uma grande barreira para a inovação e o desenvolvimento do país.
Segundo o relatório Doing Business, do Banco Mundial, o Brasil vem perdendo posições no ranking sobre regulamentação do ambiente de negócios. Atualmente, ocupa a 124ª posição geral, entre 190 países participantes. Essa é a posição do país entre os principais indicadores analisados pelo estudo:
A Burocracia e a COVID-19
No contexto da COVID-19, estas barreiras tornam-se ainda mais críticas: Com boa parte dos órgãos públicos ou se adaptando a outras maneiras de atendimento, muitos processos pararam no meio do caminho. Além disso, a morosidade dificulta ainda mais o crescimento econômico.
Os setores industriais e produtivos, apesar de serem os maiores contribuintes da economia e geração de empregos, são os que mais estão sofrendo com as paralisações. O Agronegócio, uma das principais bases fortalecedoras da economia nacional, geralmente sofre com a falta de acesso às tecnologias e a distância de órgãos públicos e organizações financeiras.
Na Construção Civil, uma das mais significativas para o PIB, o impacto envolve, inclusive, a saúde e segurança dos colaboradores. Ainda dentro do contexto da pandemia, adaptar-se ao modelo home office e à tecnologia digital são outros fatores que colocam em risco o andamento de processos de documentação das empresas, que podem sofrer um ciberataque a qualquer momento.
Mas as próprias burocracias internas das empresas também podem causar atrasos para a prevenção de riscos, como processos manuais, prazos de aprovação muito longos, falta de organização e digitalização de documentos e falhas de comunicação entre os setores.
Assim, executivos e funcionários desperdiçam recursos, tempo, produtividade e dinheiro enquanto tentam atender às exigências de diferentes tributos, impostos e certidões:
Como mencionado anteriormente, uma construtora precisa apresentar mais de 60 documentos apenas para a solicitação de alvará. Além disso, mais de 1.500 horas são perdidas para impostos e questões burocráticas. Um impacto violento na produtividade, gestão e operação de qualquer negócio.
Como uma empreiteira ou uma instituição financeira que tenha a necessidade de buscar certidões negativas para análises de créditos em larga escala?
Docket: tecnologia para vencer a burocracia
A Docket surgiu com a missão de trazer mais celeridade aos processos burocráticos, de forma a colaborar com empreendedores de diversos segmentos, por meio de uma plataforma capaz de buscar, resgatar, padronizar e organizar os documentos online.
Shopping de Documentos
A Docket é uma legaltech que, com o uso de tecnologia de ponta, impacta os processos de documentação, assim como o Airbnb impactou o setor de hospedagem e o Uber impactou a mobilidade.
Desta forma, a Docket torna simples a busca, gestão e pré-análise de documentos em todo o Brasil.
Para mais informações acesse: www.docket.com.br
Website: http://www.docket.com.br
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