Mesmo que o varejista tenha a loja mais atraente, no melhor ponto comercial, ou até mesmo o maior e-commerce do país, de nada adianta caso o relacionamento com o consumidor deixe a desejar.
Por isso, a gestão de cliente se torna um ponto essencial para as empresas, pois ela ocorre ao longo de toda a jornada do mesmo, desde a chegada na loja até o pós-venda, quesito importante que, às vezes, deixado de lado.
Criar relacionamento com os consumidores é tão prioritário quanto o tíquete de compra. Atendimento e ofertas personalizadas são um diferencial para reter os clientes. Um outro ponto a ser observado são os consumidores que não estão totalmente fidelizados e podem ir para a concorrência. Com essas informações, é possível tomar providências.
As estratégias para trabalhar a gestão de clientes são diversas, por exemplo:
A gestão de clientes é uma estratégia valiosa para qualquer negócio. Todo consumidor gosta de ser bem atendido antes, durante e depois da compra. O foco é colocar o cliente no centro das decisões e traçar as estratégias para alcançar os resultados desejados.
*Por Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores
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