Produção de podcasts no Brasil cresce durante a pandemia

São Paulo, SP 7/7/2020 – Alavancados pelo Brasil, os podcasts em língua portuguesa cresceram 103% desde o início do ano, segundos dados da rede da Voxnest.

O dado foi apontado pelo mais recente relatório da Voxnest, empresa americana especializada em tecnologias para a indústria de áudio

Apesar de ter sido um dos países mais afetados pela Covid-19, o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020. É isso que mostra a versão compacta do relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest. A empresa americana é referência em dados para a indústria de podcasts e em seu relatório anual de 2019 já havia mostrado o Brasil despontando na segunda posição do ranking de criação, atrás apenas da Argentina. Em 2020, até agora, o Top 3 é ocupado respectivamente pelo Brasil, Reino Unido e Canadá. 

Os podcasts em língua portuguesa também foram os que apresentaram o maior índice crescimento: 103% desde janeiro. Atrás, ficaram os podcasts em língua espanhola – outro mercado que, junto com o português, segue crescendo progressivamente, encabeçados por países como Colômbia, Argentina, Chile e México. 

Já em relação ao hábito de ouvir podcasts, o Brasil cai para a quinta posição do ranking, atrás da Turquia, índia, Colômbia e da vizinha Argentina, respectivamente. 

Tonia Maffeo, que é diretora de marketing da Voxnest, confirma que nem sempre o hábito de consumo acompanha a produção. “O consumo de podcasts está muito atrelado ao comportamento cultural do local. Podcast é uma mídia muito individual e, em muitos mercados, como é o caso do Brasil, ele está altamente relacionado com os deslocamentos e as idas à academia. Quando se corta isso, é normal haver uma queda no número de oportunidades que o usuário tem para consumir essa mídia”, explica. 

A redução da mobilidade mencionada pela gestora foi bem evidente quando analisados os dispositivos para reprodução de podcasts. Computadores tiveram um crescimento de 58%, contra 32% dos smartphones e tables em nível internacional. 

A versão completa do State of the Podcast Universe, com dados mais aprofundados sobre a indústria do podcast no Brasil e em outros países está prevista para o mês de dezembro. É possível acessar a versão compacta do State of the Podcast Universe referente ao primeiro semestre de 2020 neste link.

Website: https://bit.ly/PodcastUniverseReportJune20

Share
Publicado por:
Reginaldo Henrique

Recent Posts

Titulo da noticia para entrega de sprint 34

News title for sprint delivery 34 News title for sprint delivery 34News title for sprint…

3 meses atrás

Ssojioafgjojafjkasbngfoashuasgioasgfklj

JuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliao Cariani 3 é um cara muito legal foi Teste para o corpo 2 Teste…

3 meses atrás

Outro título Outro título Outro título

Quando pensamos em grandes marcas de diferentes segmentos, como Coca-Cola, Disney, Apple e McDonald’s, associamos…

4 meses atrás

Como usar o Google Trends para criar pauta?

As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que,…

12 meses atrás

Gestão eficiente da água é requisito básico para evitar a escassez

Apesar de, durante muitos anos, ter sido considerada um recurso natural infinito, há algumas décadas,…

1 ano atrás

Virgin Media O2 seleciona a Mavenir para implementar sua RAN aberta

A Virgin Media O2 selecionou a Mavenir, provedora de software de rede que está moldando…

1 ano atrás