São Paulo, SP 7/7/2020 – Alavancados pelo Brasil, os podcasts em língua portuguesa cresceram 103% desde o início do ano, segundos dados da rede da Voxnest.
O dado foi apontado pelo mais recente relatório da Voxnest, empresa americana especializada em tecnologias para a indústria de áudio
Apesar de ter sido um dos países mais afetados pela Covid-19, o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020. É isso que mostra a versão compacta do relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest. A empresa americana é referência em dados para a indústria de podcasts e em seu relatório anual de 2019 já havia mostrado o Brasil despontando na segunda posição do ranking de criação, atrás apenas da Argentina. Em 2020, até agora, o Top 3 é ocupado respectivamente pelo Brasil, Reino Unido e Canadá.
Os podcasts em língua portuguesa também foram os que apresentaram o maior índice crescimento: 103% desde janeiro. Atrás, ficaram os podcasts em língua espanhola – outro mercado que, junto com o português, segue crescendo progressivamente, encabeçados por países como Colômbia, Argentina, Chile e México.
Já em relação ao hábito de ouvir podcasts, o Brasil cai para a quinta posição do ranking, atrás da Turquia, índia, Colômbia e da vizinha Argentina, respectivamente.
Tonia Maffeo, que é diretora de marketing da Voxnest, confirma que nem sempre o hábito de consumo acompanha a produção. “O consumo de podcasts está muito atrelado ao comportamento cultural do local. Podcast é uma mídia muito individual e, em muitos mercados, como é o caso do Brasil, ele está altamente relacionado com os deslocamentos e as idas à academia. Quando se corta isso, é normal haver uma queda no número de oportunidades que o usuário tem para consumir essa mídia”, explica.
A redução da mobilidade mencionada pela gestora foi bem evidente quando analisados os dispositivos para reprodução de podcasts. Computadores tiveram um crescimento de 58%, contra 32% dos smartphones e tables em nível internacional.
A versão completa do State of the Podcast Universe, com dados mais aprofundados sobre a indústria do podcast no Brasil e em outros países está prevista para o mês de dezembro. É possível acessar a versão compacta do State of the Podcast Universe referente ao primeiro semestre de 2020 neste link.
News title for sprint delivery 34 News title for sprint delivery 34News title for sprint…
JuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliaoJuliao Cariani 3 é um cara muito legal foi Teste para o corpo 2 Teste…
Quando pensamos em grandes marcas de diferentes segmentos, como Coca-Cola, Disney, Apple e McDonald’s, associamos…
As pautas, metaforicamente falando, são as sementes do texto jornalístico. Delas brotam as notícias que,…
Apesar de, durante muitos anos, ter sido considerada um recurso natural infinito, há algumas décadas,…
A Virgin Media O2 selecionou a Mavenir, provedora de software de rede que está moldando…