No dia 29 de abril o Top Advisor Program, o TAP, programa online de formação de assessores de investimentos foi lançado no Brasil. O curso 100% remoto terá aulas ministradas por profissionais do mercado financeiro, que juntos possuem mais de 50 anos de experiência no mercado.

Com a durabilidade de três meses, as aulas são divididas em oito módulos, dentre eles: Rotina de um Assessor; Marca pessoal e Posicionamento; Habilidades Técnicas e de Investimentos; Geração de Oportunidades; Processo Comercial; Construção do Relacionamento; e Bônus Especial, este último aborda habilidades emocionais.

Leandro Marchioretto, CEO da Amur Capital, explica que o Top Advisor Program possui três fases de ensinamento. Na fase um, é fornecido ao participante recursos para que ele possa passar na prova da Ancord, teste que futuros assessores fazem para entrar no mercado financeiro.

A fase dois é após o candidato passar na prova da Ancord. É nela que o candidato passa pelo curso online para entender sobre a profissão; a terceira e última fase é chamada de onboard. Neste estágio, o candidato passa por uma imersão na matriz da Amur Capital, absorvendo a cultura da empresa, tendo contato com os sócios, investidores e clientes, ou seja, é na derradeira fase que ele irá viver o mercado financeiro.

Leandro aponta a existência de mais gerentes de bancos do que assessores de investimentos aqui no Brasil, havendo assim uma defasagem no mercado. O CEO entende a dificuldade de agentes autônomos de investimento deixarem seus escritórios e migrarem para outro, pois existe relação cultural, de confiança ou contratual na relação assessor-escritório.

Pensando nessas questões foi que surgiu a ideia de criar o Top Advisor Program. “Não sobra outra alternativa para quem quer crescer se não a de formar agentes autônomos de investimento, ou seja, identificar pessoas que gostem e se identifiquem com o mercado financeiro e a partir daí, fazer um programa de formação para que consigamos de fato atrair profissionais para Amur Capital”, pontua Leandro.

Um dos desenvolvedores do TAP, que estruturam o curso, foi o executivo de expansão, Gustavo Faria, ele conta que para elaborar o programa foram feitas pesquisas e análises com base em outros escritórios e programas de ensinamentos.

Para ele, o TAP é uma forma dos escritórios conhecerem novos assessores para prestarem serviços, e do ponto de vista do candidato é uma forma de mostrar a eles o que o mercado financeiro oferece.

“Hoje a maioria das empresas quando contratam um assessor de investimento que não tem experiência comercial, apenas ‘jogam’ ele no escritório e não fazem um treinamento de adequação. O TAP vem no caminho inverso, é um programa completo”, expõe Gustavo.

O executivo dá um pequeno spoiler de como são os módulos: ao final de cada um deles os participantes terão que fazer atividades dinâmicas para mostrar se obtiveram conhecimento nas aulas, como, por exemplo, gravar vídeos sobre algum assunto abordado no módulo, entre outros. Cada atividade será avaliada pelos profissionais que ministraram as aulas e por meio das análises deles o participante saberá se passou ou não.

Um dos profissionais que ministra duas disciplinas do TAP é o diretor de operações Adriano Vermolhem, ele é responsável pelos módulos de Geração de Oportunidades e Processo Comercial, respectivamente. Adriano explica que suas aulas focam na trajetória de desenvolvimento comercial do assessor. “Eu passo por técnicas de vendas que irão facilitar a vida do profissional no fechamento de clientes e avanço isso para o aspecto processual, ou seja, como é a rotina de um assessor de investimento do ponto de vista de gestão das oportunidades que geram”, elucida.

Adriano usa duas metodologias em suas aulas: o Rapport e o SPIN Selling. A primeira trata-se de uma técnica usada para criar conexão com outras pessoas. Na área comercial busca-se muito utilizá-la para estreitar os laços com futuros investidores e clientes; já a segunda se divide em quatro estágios. Nela também se trabalha a construção do Rapport, mas o principal foco é conhecer o potencial cliente como pessoa – desde gostos pessoais, família, rotina, trabalho, hobbies – ao mesmo tempo que vai conhecendo como investidor, pois são dois lados da mesma pessoa.

O diretor de operações acredita em um atendimento humanizado, mas não descarta o conhecimento técnico. Ele relata que muitos assessores iniciantes estudam previamente questões técnicas sobre o mercado financeiro, e quando entram nos escritórios apresentam um viés mais analítico, no sentimento de analisar gráficos e performances, tendo em mente que este é o caminho. Porém, o aspecto comercial tem muito mais peso na performance e no crescimento do assessor de investimentos como profissional do que o conhecimento técnico de produto. “Se um assessor estiver em uma reunião e ele não souber sobre um aspecto técnico de um produto de investimento, é muito mais plausível do que ele saber tudo de produto e não conseguir entregar as informações com qualidade para a pessoa do outro lado”, pontua Adriano.

O Top Advisor Program já está com as inscrições abertas. Para participar basta acessar o site https://conteudo.amurcapital.com.br/agradecimento-formacao-mercado-financeiro e fazer o cadastro. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos.