São José do Rio Preto, SP 22/6/2020 – O podcast é uma boa estratégia para publicização do conhecimento, também é capaz de mobilizar competências da formação médica”, Cristiane Spadacio, professora .

Atividade recebeu o nome de “Ouvidos atentos para a Covid -19: dez temas que todos devem saber”

Um projeto diferente e moderno uniu a necessidade das atividades à distância, com a responsabilidade social das escolas médicas, em produzir material que seja capaz de atingir a população.

 

Os alunos da Turma 11, da faculdade de medicina FACERES produziram uma série de podcasts, com duração entre 5 a 7 minutos, abordando o tema atual da pandemia da Covid-19 na clínica médica, saúde coletiva, ILPI e psiquiatria.

 

“A ideia do projeto “Ouvidos atentos para a Covid -19: dez temas que todos devem saber”, surgiu a partir de uma dupla necessidade de que precisamos dar conta neste contexto atual da pandemia. O primeiro desafio é encontrar um tipo de avaliação que seja formativa e significativa para os alunos no ensino à distância. E o segundo desafio é, na lógica da responsabilidade social das escolas médicas, que o material produzido seja capaz de ter um alcance para a população, “extrapolando” os muros (virtuais) da faculdade”, explica a professora de Saúde Coletiva da FACERES, Cristiane Spadacio.

 

Diante das muitas informações sobre a Covid-19, além de muitas fake news, os temas foram selecionados a partir dos conteúdos teóricos que os alunos estão aprendendo nesta etapa do curso, correlacionados à Covid-19.

“Acredito que vai ser importante porque traremos muitas informações de fontes confiáveis num áudio de poucos minutos. A informação no contexto de pandemia é fundamental”, diz a aluna da etapa 6, Maria Eduarda Miziara Teixeira Gonçalves.

 

Segundo a professora, o podcast é uma boa estratégia para publicização do conhecimento, além de ser capaz de mobilizar competências e habilidades importantes para a formação médica, tais como: elaboração de roteiro prévio ao podcast com levantamento de conhecimento técnico-científico; manejo com tecnologias; capacidade de comunicação do conhecimento, entre outros.

 

Serão dez os temas abordados, a partir das grandes áreas que compõem as Atividades Práticas. Clínica médica – grupos de risco da Covid-19; importância do isolamento social na Covid-19; quadro clínico da Covid-19.

Saúde Coletiva – sofrimento psíquico do profissional de saúde da atenção básica na Covid-19; organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no enfrentamento da Covid-19.

Psiquiatria – impactos psicossociais do isolamento social; estratégias que podem ajudar a aumentar o bem-estar no período de epidemia.

ILPI – alterações imunológicas do idoso (grupo de risco para Covid-19); manifestações atípicas de infecções em idosos; recomendações para prevenção e controle de infecções por coronavírus em ILPI.

 

“Os podcasts serão divulgados através de uma rádio de Bady Bassit, que é nossa parceira no estágio prático de Saúde Coletiva e que mostrou interesse em divulgar o material de áudio produzido pelos alunos, pelas redes sociais e se alguma outra rádio se interessar estamos abertos a fornecer o material”, finaliza a professora Cristiane.  

Website: https://faceres.com.br/

Influenciador digital e amante da tecnologia. Quer saber como ter um negócio lucrativo na internet? Então, siga o meu perfil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *