Em um cenário competitivo, empresas de diversos setores têm um objetivo em comum: tornar a marca presente no mercado e reconhecida pelo público. Diante desta demanda, ganha destaque a prática do “branding” (“marca”, em tradução livre), estratégia que busca despertar o interesse pelos valores que um empreendimento desenvolve em torno de si.

Em linhas gerais, Brand Management – como a estratégia também é conhecida – consiste na gestão da marca de uma empresa, o que compreende aspectos como nome, imagens e elementos de identidade visual, como logotipos, símbolos e slogans que representam o negócio, o que inclui seus produtos e serviços.

Para Paulo Guilherme Leal, especialista em marketing estratégico e empreendedorismo, a gestão de marca é um fator importante para o sucesso de um negócio e pode determinar a diferenciação positiva frente à concorrência.

“Branding é muito mais do que criar uma logomarca bonita. A marca precisa traduzir a essência da empresa, sua cultura e valores. Tudo isso de forma que o cliente entenda, à primeira vista, o que você representa”, afirma.

Marca e slogan devem ter coerência

Segundo Leal, marca e slogan normalmente andam juntos, pois a marca sintetiza e o slogan confirma. “Dou, como exemplo, uma de minhas empresas, a ‘OMEUCHIP’: minha marca já traduz o que eu sou, uma empresa que vende chips de telefone. Usamos as cores vermelha e azul e, logicamente, o fundo branco, pois estamos nos Estados Unidos e já queremos deixar claro que somos uma empresa americana”, pontua.

“E, nosso slogan: ‘Um Chip Pra Chamar de Seu’ representa o compromisso que assumimos com nosso cliente, que está na primeira posição em nossa empresa – ele chama o nosso produto de seu, e assim o tratamos”, acrescenta.

O especialista em marketing estratégico e empreendedorismo observa que há diversas ferramentas usadas por profissionais que cuidam da gestão de marca de uma empresa. Apesar disso, para ele, um ponto deve ser levado em consideração: a coerência. “Não adianta você ter uma marca moderna que te diferencie, se seus processos são burocráticos ou arcaicos”.

Para concluir, Leal destaca que a gestão de marca é parte fundamental para um bom posicionamento estratégico. “Tudo passa por ela [gestão de marca]. E não precisamos inventar a roda, pensar em coisas mirabolantes, pois, normalmente, o simples bem feito dá os melhores resultados”.

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